AventureBoxExplore
Create your account
Travessia Naufragados - Armação

Travessia Naufragados - Armação

27km | 11h | Naufragados -> Saquinho -> Solidão -> Açores -> Pântano do Sul -> Morro da Coroa -> Lagoinha do Leste -> Matadeiro -> Armação

Hiking

Mapa: Strava web

Realizada em 07/Agosto/2016

A manhã começou chuvosa, quase abortei a missão. Mas resolvi deixar a preguiça de lado e levantei ainda no meio da madrugada pra pegar o primeiro ônibus da manhã rumo ao extremo sul da ilha. Vale dizer que a ida de ônibus até a praia de Naufragados por si, já é uma viagem. São 40km a partir do centro até a nossa praia mais austral!

Começamos às 7 e pouco da manhã. Naufragados é uma das praias da ilha cujo acesso se dá somente por trilha ou barco. Há duas teorias para o nome, ambas relativas a naufrágios, um no século 16 e outro no século 18. Lá ainda encontra-se um farol, erguido em 1861, e as ruínas de uma fortificação que integrava o antigo sistema defensivo da ilha de Santa Catarina, com três canhões fabricados em 1893, que ainda estão em bom estado.

O grupo começou a trilha pegando uma chuva leve, o tempo ainda estava bem carregado quando chegamos à praia. Pequena pausa pro café e seguimos em frente.

Nossa próxima parada agora é a praia do Saquinho, considerada a mais isolada da ilha. Existe uma pequena colônia de moradores, alguns pescadores. Não há energia elétrica nem iluminação pública nas residências. A vista não é tão bonita, então seguimos reto rumo à Solidão. Este trecho de trilha (Saquinho-Solidão) é cimentado, pra quem está de botas e com piso molhado, um terror.

Chegando à Solidão, já existem casas, ruas e um acesso, mas continuamos pela costa até as vizinhas Açores e Pântano do Sul.

Solidão:

Catioros dos Açores:

Chegamos ao Pântano do Sul, encontramos um mercadinho aberto e fizemos uma pausa para almoço. Dois membros da comitiva nos deixaram (Acho que era a Ed e... não lembro mais quem. Deisi?) e seguimos rumo à Lagoinha do Leste. O tempo melhorou consideravelmente, apareceu um sol meio tímido encoberto e conseguimos secar as meias pra prosseguir.

A Lagoinha do Leste é, talvez, a praia mais espetacular da ilha. Isolada (só chega por trilha, barco, blabla, de novo), sem infraestrutura, mas a prefeitura está trabalhando na revitalização do acesso via Pântano do Sul, pois é um dos roteiros mais conhecidos da cidade.

Seguimos até o alto do Morro da Coroa, onde ficam as famosas pedras. Aliás, a Lagoinha do Leste é repleta de trilhas que levam pro alto dos morros e costões. Pude explorar uma parte deles com o grupo em outra ocasião, mas isso fica pra outro relato...

Descemos o morro e cruzamos a praia:

Seguimos reto até chegar na praia do Matadeiro e o ponto final da aventura às 18h, a vizinha Armação.

Eduardo Sato
Eduardo Sato

Published on 11/13/2016 22:47

Performed on 08/07/2016

Views

2319