AventureBoxExplore
Create your account
Ciclo Aventura - Alcobaça - Bahia

Ciclo Aventura - Alcobaça - Bahia

Ciclo Aventura na Costa das Baleias no extremo sul baiano. 130 quilômetros de pedal, de Teixeira de Freitas a Alcobaça no estado da Bahia.

Bike Trip Long Distance Mountain Bike

CIRCUITO LONGÕES EXTREME - ALCOBAÇA - BAHIA

A região do extremo sul baiano, que faz divisa com os estados de Espírito Santo e Minas Gerais, comporta uma das zonas turísticas do Estado da Bahia, chamada Costa das Baleias.

A Zona Turística da Costa das Baleias na Bahia compreende os municípios de Prado, Alcobaça, Itamaraju, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri.

Possui uma grande diversidade de paisagens com praias, propícias para a prática de esportes náuticos, rios, caudalosos e de água limpa, restingas e manguezais preservados.

Toda essa costa onde encontram-se santuários ecológicos como o arquipélago de Abrolhos refúgio e berçário das baleias jubarte e os seus recifes, praias desertas, paisagens maravilhosas e um sol revigorante. É um ambiente maravilhoso para a prática do Ciclo Turismo.

Nessa aventura o destino escolhido foi a cidade de Alcobaça/Ba. Uma cidade turística e histórica.

PONTO DE PARTIDA

O nosso ponto de partida é a cidade de Teixeira de Freitas/Ba, que fica às margens da Rodovia BR-101, nas imediações do Km 870-880.

O TIME

O grupo para a realização da aventura, foi formado por nove ciclistas e três staff compondo a equipe de apoio. Ainda como recurso de apoio, foi destinado um carro para fazer o acompanhamento durante todo o trajeto.

A MISSÃO

O objetivo da aventura era sair da cidade de Teixeira de Freitas e pedalar até a cidade de Alcobaça, confraternizar com amigos e depois retornar para Teixeira de Freitas. Apesar de ser um objetivo descritivamente simples, porém na prática teríamos que enfrentar uma distância de 130 quilômetros, ainda mais o cansaço físico e a temperaturas altas.

A JORNADA

As cinco horas da manhã com todo o grupo reunido, foi conversado as últimas orientações para a realização da aventura. Feito isso, às cinco horas e trinta minutos começamos o início da jornada, saindo de Teixeira de Freitas pela Avenida Presidente Getúlio Vargas, até o acesso a BA 290 que liga os dois municípios.

Ainda escuro e com muita neblina, prosseguimos pela BA, usando sinalizadores e faróis. Logo após 19 km rodados, depois de vencer o nosso primeiro desafio, a conhecida ladeira do Canta Galo, chegamos ao primeiro ponto de reagrupamento e avaliação, o distrito conhecido como Canta Galo, este já em território de Alcobaça.

Após todo o grupo se reagrupar, continuamos nossa jornada pedalando em meio a neblina aguardando o sol nascer. Mas a frente antes de chegar ao nosso segundo ponto, o sol apareceu, trazendo novas energias e forças.

Com 35km rodados chegamos ao distrito de São José de Alcobaça, já com metade do percurso de ida rodado, fizemos uma parada para reposição de energia e aquela resenha para descontrair.

Com todos bem hidratados e alimentados, continuamos a nossa jornada por mais 30km até a entrada de Alcobaça/Ba.

Ao chegarmos em Alcobaça fomos recepcionados pelos grupos de ciclistas: Fãs do Pedal, Coroas do Pedal e Panteras do Pedal. Um momento de bate-papo, sorrisos e muitas fotos.

Depois de muitas risadas, um registro para marcar o momento e mais alguns quilômetros até a orla da cidade para tomar aquele café revigorante.

Após o café, fizemos um tour pela orla de Alcobaça até chegar à barra do Rio Itanhém. Uma parada para admirar a natureza e se preparar para o retorno.

Agora com o dia já em pleno vapor e com uma temperatura já bastante quente, começamos o retorno para a cidade de Teixeira de Freitas. Saímos às dez horas de trinta minutos de Alcobaça, retomando a BA 290 sentido Teixeira de Freitas. O Asfalto contribui para o aquecimento da temperatura, o físico já não é o mesmo do início da aventura. Por mais desafiador que seja, continuamos firmes até chegarmos ao ponto de partida.

Assim concluímos essa aventura, e deixando marcado na memória os desafios, as amizades, as risadas e a experiência adquirida para as próximas aventuras.

Eu sou Daniel Sigo, fundador do Projeto Sigo Adventure.

Siga nosso projeto no Instagram: https://www.instagram.com/sigoadventure/

Apoie nosso projeto: https://apoia.se/sigoadventure

Sigo Adventure
Sigo Adventure

Published on 03/06/2021 22:41

Performed on 01/17/2021

1 Participant

Daniel Sigo

Views

1697

Sigo Adventure

Sigo Adventure

Bahia

Rox
110

O Projeto Sigo Adventure buscar transformar o modo de pensar e encarar a vida de cada pessoa, compartilhando aventuras e vivenciando novas experiências.

Adventures Map
www.sigoadventure.com.br/

26 Following