AventureBoxExplore
Create your account
CIRCUITO LONGÕES EXTREME - RIO JUCURUÇU - SUL (VEREDA/BA)

CIRCUITO LONGÕES EXTREME - RIO JUCURUÇU - SUL (VEREDA/BA)

Ciclo Aventura no Rio Jucuruçu - Braço Sul. Um giro de 111 quilômetros de pedal pelos vales do Extremo Sul Baiano.

Bike Trip Long Distance Mountain Bike

CIRCUITO LONGÕES EXTREME - RIO JUCURUÇU - BRAÇO SUL (VEREDA/BAHIA)

A região do extremo sul baiano, que faz divisa com os estados de Espírito Santo e Minas Gerais, está englobada na zona hidrográfica do Atlântico Leste.

A região possui rios caudalosos com bastante riqueza de belezas naturais, sendo os principais rios e de maior porte, os rios Jequitinhonha e Mucuri. Mas ainda a região possui outros rios com bastante riquezas naturais e excelentes ambientes para atividades ao ar livre.

Na região ainda pode destacar os rios Jucuruçu, Alcobaça ou Itanhém e Peruípe, além de outros de menor fluxo porém que contribuem para a fertilidade da região.

Nessa aventura o destino escolhido foi o rio Jucuruçu, região localizada próxima a BR 101, que faz divisa entre os municípios de Vereda e Prado.

Serpenteando entre a cidade e a praia, o Rio Jucuruçu proporciona uma paisagem deslumbrante. Na sua foz na cidade de Prado-Bahia existe o mangue, onde é possível observar a fauna e flora do local, além de caranguejos, guaiamuns, aratus e pássaros pescadores. Sendo esta a região mais visitada do rio por está localizado no litoral. Mas adentrando ao interior da região, o rio Jucuruçu não deixa de encantar pela sua paisagem e riqueza.

O rio jucuruçu é dividido em dois braços, o braço norte e o braço sul. O braço norte corta o território dos municípios de Itamaraju e Jucuruçu até chegar ao estado de Minas de Gerais, já o braço sul por sua vez corta o território do município de vereda criando uma divisão natural entre os municípios de Vereda, Itamaraju e Jucuruçu. O braço sul é formado por outros córregos que ganham força ao correr o vale em direção ao litoral, assim formando um fluxo de água mais forte.

PONTO DE PARTIDA

O nosso ponto de partida é a cidade de Teixeira de Freitas/Ba, que fica às margens da Rodovia BR-101, nas imediações do Km 870-880.

O TIME

O grupo para a realização da aventura, foi formado por sete ciclistas e um staff compondo a equipe de apoio. Ainda como recurso de apoio, foi destinado uma moto para fazer o acompanhamento durante todo o trajeto. Com pouco mais de 10 km um ciclista sentiu um incomodo no joelho e retornou para a cidade. Já no percurso de volta, faltando 30 km para o fim do percurso mais dois ciclistas pararam devido ao desgaste físico e solicitamos um carro de apoio para ir busca-los.

A MISSÃO

O objetivo da aventura era sair da cidade de Teixeira de Freitas e pedalar até o rio Jucuruçu, confraternizar com amigos, tomar um banho gelado e depois retornar para a cidade de Teixeira de Freitas. Apesar de ser um objetivo descritivamente curto para um longão, porém na prática teríamos que enfrentar uma região de vales cheios de subidas, ainda mais o cansaço físico e as temperaturas altas do verão.

A JORNADA

Às cinco horas da manhã com todo o grupo reunido, começamos o início da jornada, saindo de Teixeira de Freitas pela Avenida Presidente Getúlio Vargas, até o acesso a BR 101 que corta o estado da Bahia.

Ainda escuro, prosseguimos pela BR 101 na direção norte, usando sinalizadores e faróis. Logo após 19 km rodados, saímos da BR 101 e pegamos mais 6 km por uma estrada asfaltada até o distrito de Santo Antônio, ainda em território teixeirense aproveitamos que o dia amanheceu e paramos para tomar aquele café.

Após o café, continuamos nossa jornada, agora por estradas de chão, pedalando em meio ao vale do rio Itanhentinga, deslumbrando as suas lindas paisagens. Mas a frente já com 35 km rodados atravessamos o rio Itanhentiga e continuamos a aventura agora seguindo em direção ao rio Utaitinga. Após mais 5km rodados chegamos a ponte sobre o rio Utaitinga, este já quase em território veredense.

Já com pouco mais de um terço do percurso de rodado, pedalando pela planície entre os vales do rio Utaitinga e Jucuruçu, adentramos no território do município de Vereda. Continuamos nossa jornada até chegar ao vale do rio Jucuruçu, nesse primeiro ponto atravessamos a ponte da fazendo conjunto califórnia sobre o rio jucuruçu. Aproveitamos o momento para uma parada de reposição de energia, aquela resenha para descontrair e muitas fotos.

Agora com 48 km rodado, partimos por um percurso de pouco mais de 10km até o segundo ponto do rio no qual iríamos fazer uma parada para o banho. Apesar de ser um percurso curto, teríamos que sair do vale, subir até a planície para depois descer-lá novamente, isso tornando um trajeto com bastante elevação. Porém todo o esforço foi recompensado com a paisagem durante o trajeto e no final o banho nas águas do rio Jucuruçu.

Depois de tomar aquele banho delicioso, repor as energias e beber bastante água, é chegada a hora da preparação para o retorno. Tendo pela frente mais 53 km de pedal. E para começarmos a jornada de volta, já iniciamos com uma bela subida do vale, lenta e com um sol forte no lombo.

Vencido a subida do vale, continuamos pedalando sob sol forte até o distrito de Santo Antônio, onde paramos para se alimentar e tomar aquela coca gelada. Com o dia já em pleno vapor e com uma temperatura já bastante quente, começamos a girar pela BR 101. O Asfalto e os caminhões contribuem para o aquecimento da temperatura, o físico já não está no seu limite. Por mais desafiador que seja, continuamos firmes. Faltando pouco mais de 8 km para chegar, paramos para tomar um caldo de cana e dá aquela energia até chegarmos ao ponto de partida.

Assim concluído essa aventura, e deixando marcado na memória os desafios, as amizades, as risadas e a experiência adquirida para as próximas aventuras.

Eu sou Daniel Sigo, fundador do Projeto Sigo Adventure.

Siga nosso projeto no Instagram: https://www.instagram.com/sigoadventure/

Apoie nosso projeto: https://apoia.se/sigoadventure

Sigo Adventure
Sigo Adventure

Published on 03/17/2021 00:18

Performed on 03/13/2021

1 Participant

Daniel Sigo

Views

165

Sigo Adventure

Sigo Adventure

Bahia

Rox
107

O Projeto Sigo Adventure buscar transformar o modo de pensar e encarar a vida de cada pessoa, compartilhando aventuras e vivenciando novas experiências.

Adventures Map
www.sigoadventure.com.br/

26 Following