Sigo Adventure 21/05/2021 01:46
    HIKING - PRAIA DO IMBASSUABA - CUMURUXATIBA - PRADO - BAHIA

Uma caminhada pelas pelas praias de Cumuruxatiba - Prado - Bahia

Hiking

Cumuruxatiba é uma vila de pescadores que fica localizada no território do município de Prado, no extremo sul baiano, na região denominada Costa das Baleias.

A uma distância de 32 km de Prado, a vila de pescadores é um dos pontos mais procurados por brasileiros e estrangeiros que buscam tranquilidade em suas deslumbrantes praias de natureza exótica, muitas das vezes quase desertas com uma beleza incrível.

A região ainda pode destacar a variação das marés que é muito grande, o que originou até o nome da vila – recebeu esse nome pelos índios da tribo Pataxó, significa exatamente isso.

Na maré baixa o mar recua tanto que dá para ver os recifes de corais, em um fenômeno inesquecível. Em determinados lugares dá para andar por mais de 1 km pela areia para dentro do oceano. E algumas piscinas naturais aparecem ainda mais nesses momentos.

As praias lindíssimas, cheia de piscinas naturais e formada por uma paisagem repleta de falésias, coqueiros, amendoeiras e rios que deságuam no mar. É um excelente cenário para aventurar-se.

Então esse paraíso maravilhoso foi o nosso destino escolhido para essa aventura.

PONTO DE PARTIDA

O nosso ponto de partida é a cidade de Teixeira de Freitas/Ba, que fica às margens da Rodovia BR-101, nas imediações do Km 870-880, sentido a vila de Cumuruxatiba em Prado

O TIME

O grupo para a realização da aventura foi formado por dez aventureiros e dois staff compondo a equipe de apoio. Ainda ao chegar no vilarejo contamos com a presença do nosso guia local, que nos acompanhou durante o percurso.

A MISSÃO

O objetivo da aventura era sair do vilarejo de cumuraxatiba cidade e caminhar até a praia do Imbassuaba passando pelas diversas paisagem à beira mar. Ao chegar na praia do Imbassuaba faríamos uma parada para um pic nic e confraternizar com amigos, tomar um banho gelado nas águas salgadas do mar e nas piscinas naturais e depois retornar para a vila de cumuruxatiba, para começar a viagem de volta para a cidade de Teixeira de Freitas. O percurso total tem uma distância de 16 km, sendo que a ida aproveitando a maré baixa, fomos pela areia, já a volta para acelerar a caminhada, pegamos a estrada rural que margeia a faixa de litorânea de areia.

A JORNADA

Às quatro horas da manhã com todo o grupo reunido, começamos o início da jornada, saindo de Teixeira de Freitas pela Avenida Presidente Getúlio Vargas, até o acesso a BR 101 que corta o estado da Bahia.

Ainda escuro, prosseguimos pela BA 290 na direção leste, o nosso transporte foi um veículo Van. Logo após 60 km rodados, chegamos ao trevo de Alcobaça, agora saímos da BA 290 e pegamos a BA 001, por mais 20 km até o município de Prado, aproveitamos que o dia amanheceu e paramos para irmos ao banheiro, pois ainda teríamos um bom caminho pela frente.

Após a parada, continuamos nossa jornada, agora por estradas de chão, uma estrada bem ruim, com bastante buracos e com bastante lama devido às chuvas. Mas a frente já com 20 km rodados retornamos a BA 001 e continuamos a aventura agora seguindo em direção a vila Cumuruxatiba. Após mais 10 km rodados chegamos a entrada do vilarejo.

Agora nos direcionamos ao nosso ponto de apoio, localizado na casa do nosso guia local, o João, ao chegarmos no ponto de apoio, arrumamos as mochilas nas costas, para darmos início a nossa aventura.

Saindo do centro do vilarejo, passamos pela trilha da biquinha e ganhamos acesso a avenida da orla. Após alguns metros de caminhada, adentramos na parte de areia e começamos a nossa jornada até a praia do Imbassuaba.

A primeira vista da orla é a Praia do Píer, que se localiza no antigo pier. Um caminho de longos troncos mar adentro que cria um dos principais cartões postais de cumuru. A nossa jornada começa ainda sob chuvisco, esse no qual nos acompanhará indo e voltando durante todo o percurso. Mas apesar do céu cinzento, a paisagem continua exuberante.

Depois de um bom percurso de caminhada pela areia, chegamos à Praia do Rio do Peixe, no qual fizemos nossa primeira travessia de rio, agora muitos optaram por retirar o calçado e continuar a caminhada descalços, já que o tempo estava nublado e a areia bem ambientável. A caminhada continua até a próxima parada, em uma área margeada de amendoeiras, e nosso guia fala um pouco sobre a espécie invasora e seus impactos para a vegetação nativa do lugar.

Agora com 3km de caminhada já executada, chegamos às praias do Peixe Pequeno e do Peixe do Grande que é dividida pelo córrego d'água que deságua no mar. Realizamos a travessia e continuamos a nossa caminhada até um dos pontos turísticos bem conhecidos, as falésias da Praia do Moreira, uma paisagem simplesmente magnífica, cheia de cores e de magnitude.

Depois de deslumbrar a paisagem, subimos o paredão por uma trilha lateral e chegamos a parte de cima da falésia, que nos presenteia com uma paisagem encantadora. Pegando agora uma trilha em meio a vegetação, podemos observar algumas plantas até chegarmos ao nosso ponto chave da trilha que é a praia do imbassuaba.

Atravessamos as águas geladíssimas do rio imbassuaba, e montamos nosso acampamento. Com 8km caminhada, paramos para um pic nic, coletivo e posteriormente apreciar a natureza em volta e tomar banho de mar e rio.

Ainda aproveitando a exploração, fomos um pouco mais a frente, cerca de 2km para tomar banho nas piscinas naturais. Depois de um bom período de lazer e paz, começamos a arrumar as coisas para retornarmos para a vila de cumuruxatiba.

Porém antes de voltar, para dar aquela energia, tomamos um café trazido pelo nosso apoio motorizado, assim após algumas fotos e dancinhas, partimos o nosso caminho de volta a vila de cumuru pela estrada rural que dá acesso às praias da região.

Após mais 8km de caminhada de retorno, antes de pegarmos a estrada para Teixeira de Freitas, tomamos um delicioso café caseiro, servido pelo nosso guia João. Agora já abastecidos, pegamos a estrada de volta para Teixeira de Freitas, após 3 horas de viagem, estamos já em casa. Cansados porém satisfeitos pela aventura.

Assim concluímos essa aventura, deixando marcado na memória os desafios, as amizades, as risadas e a experiência adquirida para as próximas aventuras.

Eu sou Daniel Sigo, fundador do Projeto Sigo Adventure.

Siga nosso projeto no Instagram: https://www.instagram.com/sigoadventure/