AventureBoxExplore
Create your account
Trilha Monte Serra Grande e Piscinas Naturais do Tururim

Trilha Monte Serra Grande e Piscinas Naturais do Tururim

Excursão para o Monte Serra Grande em Itamaraju/Bahia e depois finalizando nas piscinas naturais do Tururim com um almoço delicioso.

Mountaineering Hiking Scouting

A região do extremo sul baiano é repleta de paisagens maravilhosas, com praiais, vales, rios e montanhas. A diversificação nas caracteriscas geográfica contribui para as diversas práticas esportivas, principalmente as de esportes outdoor.

Nessa excursão subimos o Monte Alto - Serra Grande que fica no município de Itamaraju - Bahia e descemos pela lateral da Serra que dá acesso a comunidade do Tururim, lugar este bem reservado cercado de montanhas e com as piscinas naturais sob as pedras.

O MONTE ALTO SERRA GRANDE, tem altitude de 649 metros, sendo uma altura de 540 metros partindo de sua base.

Saimos as cinco horas da manhã do município de Teixeira de Freitas/Bahia em direção a cidade de Itamarajú/Bahia com um grupo de dez aventureiros e o motorista do veículo fretado para o transporte. Transitando pela BR 101 sentido norte, após setenta e quatro quilômetros chegamos ao ponto de partida da Trilha do Monte Serra Grande, onde encontramos o Guia Vinicius e um pequeno grupo de aventureiros que iria fazer a trilha conosco.

Depois de passar as orientações sobre a trilha para o grupo, começamos a caminhada de oito quilômetros até o topo da montanha. A primeira parte da trilha é através de estrada que dá acesso as propriedades particulares que ficam ao pé do monte.

Aqui já possível avistar um dos cartões postais de Itamarajú/Bahia, o MONTE DO PESCOÇO. Ao chegar mais a frente na sede da fazenda Novo Horizonte tem uma visão mais limpa da paisagem.

Continuando a caminhada, a trilha passa por dentro de um resquício de mata atlântica, com uma paisagem incrível de vivenciar.

Ainda no caminho é possível passar por nascentes e veio de agua que desce a montanha. Pouco mais de 40% de subida pela mata, chegamos ao nosso primeiro ponto de apoio. Uma residência simples em meio a mata, de moradores locais que com toda simplicidade nos recebe sempre de braços abertos. Aqui é possível reabastecer seus receptáculos com água potável e gelada direto da nascente da montanha, também é o momento de lavar o rosto e dá uma parada para o lanche. Ainda é possível visitar um dos mirantes da mata.

Após um breve descanso, continuamos a nossa jornada em meio a mata, passando já por evidências da rocha sob nossos pés.

Depois de seis quilômetros de caminhada, chegamos a um dos mirantes mais importantes da trilha. O mirante do Monte Pescoço, desse local é possível visualizar a beleza do monólito que é paisagem marcante pra quem passa pela BR 101, na região do extremo sul baiano.

Depois de admirar a paisagem e fazer vários registros, continuamos nossa caminhada sobre a pedra até o próximo mirante, que dá visão a todo o vale do rio jucuruçu - braço norte. Deste mirante é possível ainda visualizar a comunidade do tururim, a florestas dos gigantes, a pedra da baleia e a pedra da tartaruga.

Depois de curti a vista, continuamos a subida até o cume do Monte Serra Grande. Pouco mais de oito quilômetros chegamos até o cume, e ai é curti a vista de toda a região.

Depois de curti a vista, lanchar e confraternizar com os amigos, começamos a descida pela mesma trilha que realizamos a subida até o quilômetro quatro e meio, no qual agora pegamos a trilha em direção a comunidade do Tururim. Essa parte da trilha é bem técnica pela questão do terreno que é cheio de raízes das árvores.

Depois da descida mais inclimide, chegamos a parte da trilha que passa pela florestas dos gigantes, habitada por árvores imensas que está ali por várias décadas e algumas por séculos.

Após saimos das florestas dos gigantes, começamos a transitar por uma via feita de pedras que dá acesso a uma nascente. Está via era usada por escravos no tempo da escravidão para buscar água para as propriedades onde trabalhavam.

Continuando pela estrada, chegamos a uma via de transito dos moradores locais, aqui já com a paisagem mais aberta é possivel visualizar a Pedra da Tartaruga.

Com vinte quilômetro de caminhada, passando por todas essa pelas paisagens, chegamos a comunidade do Tururim. Local este onde almoçamos e repomos as energias com uma vista maravilhosa para nos acompanhar no almoço.

Após o almoço, um banho nas piscinas naturais do Tururim.

E aqui encerra a nossa aventura. Uma viagem cheio de vida e ar puro, em meio a natureza pura e viva.

Depois do banho, foi arrumar a bagagem e pegar a estrada de volta pra casa, com o coração ardente e a mente cheia de histórias para contar.

Eu sou Daniel Sigo fundador do Projeto Sigo Adventure.

Siga nosso projeto no Instagram: https://www.instagram.com/sigoadventure/

Apoie nosso projeto: https://apoia.se/sigoadventure

Sigo Adventure
Sigo Adventure

Published on 02/20/2021 00:15

Performed on 02/16/2021

1 Participant

Daniel Sigo

Views

397

3
Mochileiro Frois
Mochileiro Frois 02/20/2021 09:29

muito bom.

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 02/20/2021 17:29

Legal demais ver mais um grupo por aqui...continuem postandooooo

Sigo Adventure
Sigo Adventure 03/02/2021 16:52

Muito obrigado pelo feedback. Mochileiro Fróis e Bruno Negreiros.

Sigo Adventure

Sigo Adventure

Bahia

Rox
106

O Projeto Sigo Adventure buscar transformar o modo de pensar e encarar a vida de cada pessoa, compartilhando aventuras e vivenciando novas experiências.

Adventures Map
www.sigoadventure.com.br/

26 Following