AventureBoxExplore
Create your account
Trilha Salkantay

Trilha Salkantay

Uma das maneiras mais lindas de chegar ao Machu Picchu

Camping Trekking

Não sou uma pessoa muito boa para tirar fotos ou escrever relatos, mas vamos lá.
Fomos viajar para o Peru em um grupo bem heterogêneo de idades e condições físicas, com o mesmo objetivo de fazer a trilha.
Nos habituamos em Cusco já com o chá de coca, meu querido companheiro de todos os dias. Eu tive alguns sintomas devido a altitude, parecia que eu estava bêbada o tempo todo.
No dia 31 de maio de 2016, 5h começamos a jornada. Fomos até o ponto inicial para começar a trilha, tomar um belo café da manhã e nos encontrar com mais algumas pessoas. De estômago cheio começamos a trilha, já com ascensão, e 16km de trilha até Soraypampa. Lá é o primeiro acapamento, chegamos, almoçamos, e depois subimos até o Lago Humantay. Aí eu já percebi que seria mais difícil que eu imaginava... não lembro o tamanho do percurso, mas não dá nem 800m acredito, e demoramos muito para subir. A vista do lago obviamente é de tirar o fôlego (nos dois sentidos!). Voltamos para o camping, estava muito frio, e sem banho esse dia, fomos dormir 19h. Achei que era muito cedo, que não iria conseguir, mas acordei somente no dia seguinte com o guia enfiando um chá de coca na minha barraca. Um membro de nosso grupo foi embora pois estava passando muito mal. Outras pessoas passaram a noite inteira mal também, mas melhoraram. O guia falou que a subida até o lago era uma espécie de teste, e aconselhou algumas pessoas a fazerem a subida do segundo dia à cavalo (100 soles). Para mim, ele falou para eu decidir. Fui a pé... agora ía ser o desafio. Uma subida muito íngreme até o ponto mais alto da trilha de 22km no dia, indo de Soraypampa a Chaullay.
Lá meu rosto e dedos estavam formigando.
Na descida paramos para o almoço, sempre feito pela equipe, um verdadeiro banquete.
E seguimos a trilha. Meu amigo acabou machucando o joelho, o que nos atrasou em 2 horas a chegada. Era para chegar 17h, chegamos 19h, já muito escuro e estávamos sem lanternas. Esse camping tinha chuveiro, e o banho quente custava 10 dólares. Tomei banho frio mesmo, afinal meus músculos estavam pedindo.
No outro dia seguimos de Chaullay a Santa Teresa, num trajeto de 16km, em Santa Teresa já é uma cidade, e fomos em um termas. Lá "tomamos" banho e no camping acendemos fogueira, bebemos e cantamos. No quarto dia fomos de van até um lugar que estava incluso tirolesa. E depois seguimos a trilha até Águas Calientes/Machu Picchu Pueblo. Lá foi hotel, chuveiro e feirinha de artesanato, para acordar cedo e seguir para Machu Picchu. No quinto dia, acordamos 4h para pegar o ônibus para e chegar bem cedo nas ruínas. Chegamos, fizemos o tour lá dentro e depois segui subindo até a Montanha Machu Picchu. E a noite voltamos de trem para Cusco.

Achei tudo muito bonito, cada paisagem, cada pedaço da cultura peruana que fui conhecendo e uma excelente comida. Vale muito a pena!

3
Ana Retore
Ana Retore 08/25/2020 22:31

Muito legal! Sempre quis conhecer Salkantay, quem sabe quando passar a Covid 🙌🏻🙈

Renan Cavichi
Renan Cavichi 08/27/2020 15:04

Caraca Si, quanto tempo ficaram em Cusco antes de começar a trilha?

David Sousa
David Sousa 04/17/2021 07:25

que lago lindo!