/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5efdccda1c833/adventure/612e80230bbb9/612ec6b7be09a-2.jpg)
Parque Nacional Do Itatiaia
Cume do Maciço das Prateleiras e Pico das Agulhas Negras
Trekking Escalada RapelDepois de três anos tentando conhecer esse parque (pandemia e parque fechado por incêndio), finalmente consegui visitar esse lugar incrível.
No primeiro dia fomos até o cume do Maciço das Prateleiras (2539 m de altitude), onde é possível contemplar a vista panorâmica do Vale do Paraíba; e no segundo no Pico das Agulhas Negras (2791 m de altitude), considerada hoje a 5a montanha mais alta do Brasil. Lá de cima, é possível avistar os três estados: SP, MG e RJ.
Nosso guia foi o Carneiro, o guru da montanha @carneiro.ita . Muito experiente, passa muita confiança e conhece esse lugar como a palma da mão. Recomendo a todos que quiserem conhecer.
O trekking foi perfeito, com trechos mais técnicos de escalada e rapel. Meu joelho aguentou firme (depois de um treino de fortalecimento) e não tive as dores que andei sentindo nos últimos trekkings.
Stellinha foi muito forte e resistente. Chegou até o pico, se superando e encarando trechos desafiadores.
O sol estava tímido, mas isso não nós impediu de curtir esse passeio espetacular.
________________________
Sobre o PNI:
O Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro parque do Brasil, criado em junho de 1937 por Getúlio Vargas.
Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território.
Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.
Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do Rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.
A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho. Fonte: ICMBio
Sofia, que bom te encontrar aqui! Muito legal sua descriação e fotos. Você fez as duas principais montanhas no mesmo final de semana. Parabéns!
Opa, Marcelo!! Bem vindo! Vamos nos acompanhando por aqui tmb. Grande abraço.