AventureBoxExplore
Create your account
Parque Nacional Do Itatiaia

Parque Nacional Do Itatiaia

Cume do Maciço das Prateleiras e Pico das Agulhas Negras

Trekking Climb Abseiling

Depois de três anos tentando conhecer esse parque (pandemia e parque fechado por incêndio), finalmente consegui visitar esse lugar incrível.

No primeiro dia fomos até o cume do Maciço das Prateleiras (2539 m de altitude), onde é possível contemplar a vista panorâmica do Vale do Paraíba; e no segundo no Pico das Agulhas Negras (2791 m de altitude), considerada hoje a 5a montanha mais alta do Brasil. Lá de cima, é possível avistar os três estados: SP, MG e RJ.

Nosso guia foi o Carneiro, o guru da montanha @carneiro.ita . Muito experiente, passa muita confiança e conhece esse lugar como a palma da mão. Recomendo a todos que quiserem conhecer.

O trekking foi perfeito, com trechos mais técnicos de escalada e rapel. Meu joelho aguentou firme (depois de um treino de fortalecimento) e não tive as dores que andei sentindo nos últimos trekkings.

Stellinha foi muito forte e resistente. Chegou até o pico, se superando e encarando trechos desafiadores.

O sol estava tímido, mas isso não nós impediu de curtir esse passeio espetacular.

________________________

Sobre o PNI:

O Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro parque do Brasil, criado em junho de 1937 por Getúlio Vargas.

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território.
Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do Rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho. Fonte: ICMBio

Sofia Beviláqua
Sofia Beviláqua

Published on 08/31/2021 21:19

Performed from 08/28/2021 to 08/29/2021

Views

25