AventureBoxExplore
Create your account
CACHOEIRA DO BICAME,  UM PARAÍSO DO ESPINHAÇO

CACHOEIRA DO BICAME, UM PARAÍSO DO ESPINHAÇO

Um caminho deslumbrante, com montanhas e jardins de sempre-vivas, te levam à magnífica cachoeira do Bicame em Minas Gerais.

Neste último sábado, Na Trilha Certa, juntamente com Cipó Trekking se uniu para mais uma aventura pela Serra do Espinhaço, a tão cobiçada, Cachoeira do Bicame.

Situada a 15 km do arraial da Lapinha da Serra, município de Santana do Riacho, região central de Minas Gerais, na chamada RPPN Ermos das Gerais.

Nosso grupo de 18 pessoas, partiu de Belo Horizonte por volta das três horas da manhã. A necessidade de sairmos tão cedo se dá pela distância de 135,6 km e pelo número restrito de 30 pessoas que podem ter acesso ao caminho para a Cachoeira do Bicame, situada em uma área particular.

Antes mesmo de chegar à Lapinha da Serra, nos deparamos com uma estrada sempre à esquerda que segue ao caminho da Cachoeira do Bicame.

O tempo estava muito nublado e parecia que a chuva nos acompanharia pelo trajeto. Preparamos-nos para a caminhada, com capas e seguimos pela estradinha.

Já no início nos deparamos com a primeira porteira.

A chuva começou a cair. Vento e frio acompanharam a chuva. À frente, nuvens e muita cerração, mas em nada tirou nosso ânimo, muito pelo contrário, a paisagem estava exuberante mesmo nesta situação.

Depois de 4 km aproximadamente, chegamos à casa de apoio, onde ali assinaríamos o livro de autorização para prosseguirmos nosso caminho. Paramos, para lanche, banheiro e muita prosa. Depois de tudo perfeito e autorizado seguimos nosso caminho.

Só ressaltando que seria minha terceira vez por ali e sem sucesso para seguir para a Cachoeira do Bicame.

A primeira vez, não conseguimos entrar: Excesso de pessoas

A segunda, um incêndio pelo percurso nos fez retornar pela segurança. Sendo assim era com muita expectativa que estava ali. A persistência me fez não desistir.

Uma grande parte do caminho era em um tipo de estradão bem acidentada e de difícil acesso para automóveis, mas aos poucos a estrada estreitou e uma trilha se formou. Sempre em campo aberto, rodeada por montanhas, sempre-vivas e uma paisagem belíssima, era impossível não parar e tirar muitas fotos. Neste momento a chuva deu uma trégua, mas o céu encontrava fechado, mas nossa esperança que o Sol aparecesse ainda era uma realidade.

Depois de alguns kms nos deparamos com um mirante maravilhoso, onde a Cachoeira do Bicame aparecia ao fundo. Ali paramos para apreciar toda aquela paisagem, fotos e muita conversa boa. A partir daí, uma descida forte iniciou em direção à cachoeira.

À medida que aproximávamos a cachoeira se tornava mais majestosa e imponente.

Formada pelas águas do Rio de Pedras, a Cachoeira do Bicame possui um par de quedas de aproximadamente 25 metros, que resultam em um belíssimo poço de águas acobreadas.

Sua queda era maravilhosa!!!! Ajeitamos-nos ali em volta do grande poço e ficamos contemplando aquele paraíso no meio do Espinhaço. Era mesmo de tirar o fôlego!

O Sol muito tímido veio chegando mas logo se escondeu e entrar naquelas águas geladas era mesmo outro desafio. Algumas pessoas do grupo não se intimidaram e enfrentaram o desafio.

Ficamos ali por umas 2h e após isso, juntamos nossas coisas e começamos nosso retorno deixando para trás, um tesouro de cachoeira.

Nosso retorno transcorreu tranquilo e sempre curtinho a paisagem que como disse anteriormente era uma das mais lindas que havia visto.

Quase ao final de nossa jornada, um presente de Deus. Nossa paisagem se tornou cor de cobre avermelhado ao nos depararmos com o por do Sol refletido em uma montanha pelo percurso. Quando pensávamos que tudo já estava visto, nossos olhos brilharam com tamanha beleza. Parecia uma despedida e um até logo. Que não esqueçamos jamais deste tesouro de águas e montanhas hoje presenciado.

Com certeza aquelas imagens hoje registradas em fotos, fazem parte de nossa história.

Para finalizar nosso dia, uma parada para jantar no melhor escondidinho da Serra do Cipó.

Agradeço primeiramente a Deus por nos abençoar e proporcionar o privilégio da saúde para podermos chegar até este paraíso e retornarmos bem e com muitas histórias a contar.

À organização do Ricardo Alexandre Ferreira, pela disposição de juntar uma turma de 19 pessoas e nos guiar a todo instante com segurança.

Ao grupo formado por Juliana, Fernanda, Vinícius, Sophia, Paulo, Fabiane, Gisele, Marco, Everton, Vanilda, Raquel, Carlos, William. Graciela, Patrícia, Sheila, Jane, Evandro e Ricardo, muito obrigada por vocês tornarem nosso passeio ainda mais fantástico e perfeito. Espero revê-los em breve em novos caminhos!

ATÉ A PRÓXIMA AVENTURA!!!

Sophia Grossmann
Sophia Grossmann

Published on 08/06/2018 20:32

Performed on 08/04/2018

Views

1651

Sophia Grossmann

Sophia Grossmann

Belo Horizonte

Rox
100

Amante da natureza, trilhas e corridas trail run. Trilhar me faz uma pessoa melhor a cada aventura. Comecei a trilhar a 6 anos e não parei mais. Criei um blog onde relato todas.

Adventures Map
natrilhacerta2015.blogspot.com.br

81 Following