Sophia Grossmann 25/07/2018 22:08
    TRAVESSIA LAPINHA/TABULEIRO 2018

Uma das travessia clássica em Minas Gerais, concluída com muito gosto, onde voltaria mil vezes se pudesse.

TRAVESSIA LAPINHA/TABULEIRO COM MUITA EMOÇÃO

Nos dias 17 e 18 de Março DE 2018, partimos para mais uma aventura inesquecível em dois dias de trilha: a clássica travessia Lapinha- Tabuleiro.

Nosso grupo composto de 15 pessoas, seguimos de Belo Horizonte em direção à famosa Lapinha da Serra, nosso ponto inicial da travessia.

A Vila da Lapinha é uma região aconchegante no distrito de Santana do Riacho, de beleza única que atrai os amantes da natureza, águas e trilhas, pelas inúmeras cachoeiras e trilhas que agradam a todos os gostos e idades.

Já em Lapinha da Serra, nosso guia nos reuniu para os informes sobre a travessia.

Todos muitos ansiosos e cheios de ânimo para curtir as belezas que nos aguardava por todo caminho.

Seguimos em direção à região dos lagos da Lapinha e logo nos deparamos com o lago bem cheio e já tomando conta das trilhas.

De início nos deparamos com a trilha cheia e de cara nada mais ficou seco. Entramos na trilha com água até a cintura e encaramos que pés e botas secas seriam coisas impossíveis.
    Uma subida bem íngreme já começou a testar nossa resistência.

O grupo se manteve junto o tempo todo e sem pressa e com paradas para muitas fotos, continuamos nossa jornada.

Quase todo percurso, a diversidade do ecossistema local é encontrada campos rupestres, sempre-vivas, do típico cerrado mineiro e rios de águas cristalinas e ferruginosas, típicas de toda Serra do Cipó.
    Muitas flores de cores diversas das mais variadas espécies típicas da região, nos encantava a cada km. Impossível não se curvar a elas para uma foto de tamanha grandeza.

A chuva ameaçava cair, mas não deu a graça, para a nossa sorte. Estávamos preparados para sua chegada e o tempo nublado quase todo o percurso do primeiro dia, tornou nossa caminhada mais tranquila e agradável.

As mais belas paisagens de tirar o fôlego compensava a cada km e suor derramado.
    Uma beleza que se modificava o tempo todo numa vegetação e paisagem privilegiada daqueles que ali passavam.
    São imagens que jamais serão apagadas de nossas memórias, por mais que anos se passem. Estar ali, com certeza era sentir a todo instante a presença de DEUS e como ele é perfeito!

Finalmente depois de 18 km, chegamos à casa de Sr Zé e Dona Maria.

Uma casinha simples, mas marcada de muitas histórias de coragem e família.

Um senhor que se tornou referência para aqueles que se aventuram em fazer a travessia lapinha-Tabuleiro.
    Tornou-se um ponto obrigatório de parada e descanso antes de prosseguir trilhando.
    E assim procedemos.
    Uma "prosa" descontraída, um banho e uma janta maravilhosa nos foi oferecida com tamanha gentileza, que é difícil de relatar.
    Uma simplicidade cheia de amor e ternura que é impossível deixar a casa sem muitos agradecimentos.

Um pouco sobre a família de Sr Zé e Dona Maria:

Seu Zé e Dona Maria, 55 anos de casados com uma família de 9 filhos, 19 netos, 11 bisnetos e uma referência de hospitalidade, onde as marcas da idade não tiram do rosto o sorriso simpático e alegria de poder servir bem a todos que ali passam e deixam "meu muito obrigado". Que Deus dê ainda muita saúde ao casal que alegram e fazem desta travessia uma lenda para os que ali passam. Eles fazem parte de nossa história agora.

Depois de despedidas, seguimos para o nosso grande destino: A Cachoeira do Tabuleiro.

O dia amanheceu com muita névoa e isso só deixou nosso caminho mais especial. Mal enchergávamos o caminho e as paisagens que ali nos rodeava, mas o clima de suspense e ansiedade fez nossos corações ainda mais felizes. A descontração do grupo fez toda a diferença neste momento.

E foi seguindo em diante ao nosso destino, que chegamos ao mirante mais alto que a cachoeira do Tabuleiro. Uma cachoeira de 273 m vista do alto fica ainda mais estimulante. Nos fez sentir grandes e maiores que tudo. Nesta hora toda a autoestima aflora e mostra o quanto somos capazes de vencer todas as dificuldades.
    Um visual que jamais esqueceremos. Ver a cachoeira por cima foi magnífico e uma vontade de ficar ali para sempre só contemplando.

Depois de muitas fotos, hora de seguir para um dos momentos mais gostosos de nossa travessia: As cachoeiras da parte alta do Tabuleiro!!

Uma sequência de cachoeiras e poços que nos deixou à vontade para curtirmos muito todas as quedas sem tempo e pressa.

Depois de momentos de descanso e muito lazer, seguimos para nossa trilha em direção ao Tabuleiro.
    Uma subida forte até o início da trilha e seguimos em bom ritmo.

Assim que aproximávamos do Grande "coração", a emoção e ansiedade tomava conta.
    Andamos por aproximadamente mais uns 5 km e chegamos ao grande mirante que dá de frente para o Coração da Cachoeira do tabuleiro.

A Cachoeira do Tabuleiro esta localizada em Conceição do Mato Dentro – MG. Em Minas Gerais ela se destaca por ser a maior cachoeira do estado, com seus 273 metros de queda livre, cercada por um imponente paredão rochoso com tons avermelhados. O volume da cachoeira varia de acordo com as estações das chuvas, formando um grande poço de aproximadamente, 700 m² e 18 m de profundidade. A temperatura de suas águas está sempre abaixo dos 20°C.

Neste dia a cachoeira estava com volume bem aumentado, tornando perigoso o acesso por baixo.

Missão cumprida, retornamos ao início do parque para um banho revigorante nos vestiários do parque e seguimos para um delicioso jantar na Serra.

Mais uma aventura inesquecível com uma organização impecável.
    Trilha é assim... A gente se apaixona e quer voltar... Depois de 32 km, fica um gostinho de quero mais!
    A travessia Lapinha/Tabuleiro é um clássico da travessia mineira, onde podemos observar os mais variados biomas, rios, riachos e cachoeiras exuberantes.
    Mirantes de tirar o fôlego e imagens que jamais esqueceremos.
    Deixo aqui meu agradecimentos ao organizador com tamanha competência, por nos conduzir com segurança e nos proporcionar momentos inesquecíveis.
    A esta turma sensacional presente, muito obrigada e prazer em conhecer cada um de vocês. Foram dois dias de muitas risadas e amizades novas que se formaram.
    A Deus, por estar sempre ao meu lado me dando saúde e força a cada trilha alcançada.

VALEU DEMAIS!!!!

Sophia Grossmann

Publicado em 25/07/2018 22:08

Realizada de 17/03/2018 até 18/03/2018

Sophia Grossmann

Belo Horizonte

Amante da natureza, trilhas e corridas trail run. Trilhar me faz uma pessoa melhor a cada aventura. Comecei a trilhar a 6 anos e não parei mais. Criei um blog onde relato todas.