/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5635463f1e09f/adventure/590a5001d6b37/590a5001da939-2.jpg)
Cliffbase - Um Refúgio de Escalada na Croácia
Em uma road trip conhecendo algumas ilhas croatas, descobri um refúgio de escalada irado na ilha de Hvar.
Escalada BoulderA ideia da viagem era correr um ultra trail na Eslovênia. Como a agenda permitiu uma janela para aclimatar e depois da prova não tinha muito tempo antes de voltar para o Brasil, resolvi alugar um carro e desbravar algumas ilhas Croatas.
Foi assim que cheguei na ilha de Hvar. Localizada na região da Dalmatia, Hvar é uma das maiores ilhas do país com 70 km de extensão. Devido a sua localização, tem um índice pluviométrico baixíssimo, o que lhe confere a fama de ser a ilha mais ensolarada da Croácia.
Para chegar em Hvar a melhor opção é voar para Split e de lá pegar um ferry boat. No site da empresa Jadrolinija é possível ver os horários e os portos de partida/chegada dos barcos.
Se você estiver viajando de carro a opção mais barata é pegar o barco em Drvenik (continente) e ir para Súcuraj (Hvar). Nessa opção você chega no extremo leste da ilha e precisa atravessá-la para chegar nas cidades principais da ilha de Hvar: Hvar (cidade), Jelsa e Stari Grad. O Cliffbase fica perto da vila Sv. Nedjelja, no lado sul da ilha.
O refúgio é uma espécie de pequeno hostel encrustado na pedra, numa falésia que se estende no sul da ilha. Com 100 vias esportivas, com no máximo 60 metros, variando entre 5º e 10º da graduação brasileira. Além de divertidas e curiosas opções de psicobloc.
Aliado a vasta variedade de opções de escalada a beleza das águas do mediterrâneo nas piscinas naturais do refúgio fazem do lugar uma ótima opção para curtir com a galera ou com a família, aproveitando a natureza, desfrutando da atmosfera local e praticando esportes.
O local não é grande, a opção de Miro, proprietário e fundador do cliffbase, para manter o atendimento adequado e o fluxo de pessoas agradável foi definir que a quantidade de visitantes por dia fosse limitada. Deve-se fazer contato pelo site com antecedência e reservar a sua visita. Durante as altas temporadas (verão europeu) esse pico bomba muito, o que pode ser um fator complicador para encontrar a sua vaga.
Bons ventos e boas escaladas!
