Edinho-Sua Casa É O Mundo 23/05/2017 08:57
    Salar de Uyuni

Relembrando meu primeiro mochilão, uma trip inesquecível de 4x4 pelo salar de Uyuni.

4 x 4 Off-Road Deserto

Uma imensidão branca que em diversos momentos se confunde com o céu. Ainda mais nas estações chuvosas quando um espelho d'água com reflexos celestes nos presenteia com visuais encantadores. É assim que o maior deserto de sal do mundo, passando dos 10 mil quilômetros quadrados, faz a gente imaginar que está num "mundo de faz-de-conta".

A trip

Como escrevi na série de posts que fiz lá no Sua casa é o Mundo, que chamei de Meu primeiro mochilão, a principal fonte de ideias para organizar a trip foi o fórum do mochileiros. No fórum encontrei um grupo de Brasília que se organizava para a mesma trip e combinei de viajar com eles. As vésperas da trip tive que mudar as datas das minhas férias e acabei partindo sozinho. Porém, consegui encaixar o trecho do Salar de Uyuni no período que a galera estaria disponível e por uma coincidência muito legal, nos encontramos logo quando entrei no ônibus em Potosí com destino a Uyuni. Isso foi irado porque como teríamos que dividir um 4x4 eu já tinha certeza que a galera era maneira.

Tour Salar de Uyuni

Nossa opção foi iniciar o Tour saindo da cidade de Uyuni, na Bolívia. Há quem o faça saindo de San Pedro de Atacama, no nosso caso San Pedro era o destino final.

Chegamos na madrugada e ficamos enrolando até as agências abrirem. Escolhemos a agência na cidade mesmo e por volta de 8 horas da manhã embarcamos na 4x4. Nossa galera era grande, assim foram precisos dois carros.

Primeiro dia

No primeiro dia o primeiro passeio foi visitar o Cemitério de trens, que eu achava que seria sem graça. É um local onde estão várias carcaças de trem trazido para Bolívia para incentivar o progresso mas que não funcionaram. Fizemos algumas fotos bem legais lá.

Depois fomos conhecer o salar mesmo, a extração de sal, Museu de sal e a última parada foi a Isla del Pescado, uma ilha de cactus no meio da imensidão branca e fizemos as famosas fotos no imenso tapete branco.

Segundo dia

O segundo dia é, disparado, o mais frio da trip. Acordamos no hotel de sal tomamos café e começamos a explorar com a 4x4 o deserto de areia.

A primeira parada foi no Árbol de Piedra, uma curiosa formação rochosa que lembra uma árvore. Assim como as fotos de perspectiva no Salar de Uyuni as fotos do Árbol de Piedra são campeãs de audiência.

Na sequência percorremos diversas lagunas altiplanicas, admirando os milhares de flamingos, as llamas e os visuais sensacionais. O fim do dia é num refúgio com diversos grupos, quase acabando a trip, todos felizes, acabou rolando uma mini-festa sob um céu estrelado.

Terceiro dia

O terceiro e derradeiro dia é o mais curto, mas nem por isso o menos interessante.

Acordamos de madrugada e antes das quatro da manhã seguimos para conhecer os Gêiseres do sol da manhã. Com um frio de rachar o bico, altitude superando os 4.000 msm, fomos conferir de perto aquele jato quente que sai da terra em direção ao céu.

Como contei lá no papo de mochileiro e na aventura do Sandboard em Huacachina, tive a câmera furtada e perdi todas as fotos maneiras que fiz desse pico. Mas encontrei uma que da pra ter uma ideia desse evento natural fantástico.

Essa foi a trip pelo Salar de Uyuni. Uma das trips de melhor custo-benefício que já fiz. Costumo brincar que comecei a mochilar com o pé direito! hehehehe

Marcelo A Ferreira 08/01/2023 12:00

Bom dia Edinho. Estou indo para a bolívia em março e vou sair de potosí para ir até o uyuni. Gostaria de te perguntar, se existem muito ônibus fazendo este trajeto. Pergunto isso porque sei que a maioria dos passeios do uyuni saem por volta das 10, ou 12 horas da manha. Como são 3 a 4 horas de estrada de Potosí até Uyuni, eu teria que sair de noite ou madrugada do dia anterioor para chegar em Uyuni a tempo de pegar os passeios. daí minha pergunta: existem muitas opções de onibus/van fazendo este trajeto? Lembra quantos bolivianos pagou aproximadamente?

Edinho-Sua Casa É O Mundo

Criador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental.

suacasaeomundo.com.br

Bruno Negreiros, Peter Tofte e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.