Suzane 11/07/2015 17:11
    Forte de Brumadinho

Situado no alto da Serra da Calçada, suas origens são fontes de especulações, de fundição de moedas falsas até forte militar.

INTRODUÇÃO

O Forte de Brumadinho é uma antiga edificação localizado na Serra da Calçada, uma construção do século XVIII no qual hoje resta apenas escombros, com paredes de 5m de altura e 1m de espessura feitas de pedra, possui apenas uma entrada e dentro possui outra construção menor com janelas e portas também de pedras. Não se sabe ao certo a finalidade dessa construção, alguns afirmam que se trata de uma casa de fundição "falsa" ou um forte militar.

COMO CHEGAR AO INICIO DA TRILHA

De carro saindo de Belo Horizonte em direção a BR 040, tem placas indicando o Retiro das Pedras, uma distância de aproximadamente 20km partindo da savassi. Já na BR 040 pegue a pista lateral no Posto Chefão, siga ao final da pista e vire a direita, mantenha na pista até a entrada do condomínio.

De ônibus é possível pegar o 3900 que parte do centro em direção ao BH Shopping tomando a BR 040 e termina a viagem exatamente na entrada do condomínio. (verificar preços da passagem e horários atualizados)

A TRILHA

A trilha é de fácil acesso, a caminhada começa na portaria do condomínio Retiro da Pedras. Que por sua vez se trata de um condomínio fechado e pertence ao município de Nova Lima MG. No local é possível estacionar veículos e abastecer garrafas de água. De frente para a portaria do lado esquerdo há uma trilha bem demarcada. A trilha possui algumas bifurcações, e devido a distância é considerada de nível médio, são aproximadamente 12km considerando o total de ida e volta, já bem próximo do forte há uma descida onde trila se fecha um pouco, mas bem demarcada.

NOSSO PASSEIO

Partimos de Betim às 8:15h da manhã, chegamos a entrada do condomínio as 9:30h com uma pausa no posto chefão para um lanche rápido, começamos a caminhada às 10h pois tivemos que estacionar e preparar para a caminhada, nesse dia a trilha foi feita com crianças por isso o tempo de caminhada foi maior do que o normal. Quem já fez a trilha afirma que dá pra fazer o percurso em 1h, com as crianças fizemos em pouco mais de 2h.

Já no forte colocamos as crianças para cozinhar e depois brincaram no local. Saímos para fazer o percurso de volta mais de 14h e levamos um pouco mais de tempo porque assim que sai do forte há uma pequena subida. finalizamos a trilha às 16:30h na portaria do condomínio.

O visual da trilha é lindo, se trata de uma caminhada tranquila que rende muitas fotos, a trilha é bem movimenta, há diversas pessoas fazendo trilha a pé, de Bike, ou moto.

A caminhada foi feita com o grupo Vara Mato, juntamente com algumas crianças, com o objetivo de mostrar as belezas e vantagens de estar na natureza. Fots de Luiz Gadetto

Suzane

Publicado em 11/07/2015 17:11

Realizada em 16/05/2015

Suzane

Apaixonada por viagens, trilhas e montanhas. Amante da fotografia!! Encantada com a natureza. Louca pelo por do sol.