AventureBoxExplore
Create your account
Suzane 09/21/2015 19:41
Parque Estadual do Itacolomi - Ouro Preto MG

Parque Estadual do Itacolomi - Ouro Preto MG

Parque Estadual do Itacolomi, está localizado em Mariana e Ouro Preto.O local mais visitado no parque é o Pico Itacolomi.

O Parque Estadual do Itacolomi, está localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, a unidade de conservação abriga o Pico do Itacolomi, que é um dos locais mais visitados no parque.

Saímos de Belo Horizonte no sábado às 8h da manhã, rumo a Ouro Preto e chegamos ao parque nove e pouco da manhã com uma parada para um lanche rápido, já na entrada do parque encontramos um colega que mora na região. Fizemos o pagamento do Camping na portaria do parque onde possui diversas informações, e a partir daí subimos para o camping, são 5km de subida, pode ser feito de carro de forma a estacionar próximo a área de camping ou até mesmo a pé.

Já no camping montamos acampamento e lanchamos, por volta de 12h saímos para caminhar no parque e em seguida fazer a trilha rumo ao pico itacolomi, além da trilha do pico há outros pontos a serem conhecidos no parque, como o centro de visitantes, museu casa dos bandeirantes e outros, que contam e retratam a história do local e é rico de informações históricas.

Iniciamos a trilha para o pico Itacolomi, que no início é mais uma estradinha de terra do quê uma trilha, após o primeiro Km, começa uma triha mais fechada e com mais subida, o caminho é bem demarcado com plaquinhas indicando tanto o caminho percorrido quanto o que ainda falta para completar o percurso.

É uma trilha com um lindo visual, do caminho é possível avistar Ouro Preto, Mariana e Lavras Novas.

Para subirmos gastamos mais de 2h, paramos para lanchar, tirar foto e curtir a paisagem, já a descida foi mais rápida e foi possível ver o por do sol, lindo como sempre.

A foto acima é do Pico Itacolomi.

Voltamos ao camping que por sinal possui uma ótima estrutura, vestiário feminino e masculino com chuveiros quentes, no local possui um restaurante, porém segundo a pessoa que estava preparando as refeições , não está sempre aberto, tivemos a sorte de no dia seguinte ter um evento no parque e por isso estava funcionando, então sugiro que leve alimento para fazer pra não ser pego de surpresa, o parque não proíbe a saída a noite mas um contratempo é que a estradinha de terra para sair do parque não está em boas condições e é uma descida muito íngreme o que faz com que o percurso de ida e volta a cidade apenas para comer se torne cansativo e talvez até inviável.

No dia seguinte, aproveitamos para dar uma volta na cidade de Ouro Preto e conhecer um pouco dessa idade histórica.

Vale muito ir ao parque com mais tempo, existe um valor que é cobrado apenas para visitação que se não me engano é 10,00 por pessoa, e para pernoite no camping 25,00. Mas recomendo entrar em contato com o parque com antecedência e se informar melhor.

Tel do Parque : (31) 3551-6193

Como Chegar de Carro:

O acesso fica entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, partindo de Belo Horizonte seguir a 040 e no trevo sentido Ouro Preto pegar a BR356 e seguir até a cidade, no entrocamento da MG 262 seguir em direção a Mariana.

De onibus:

As empresas Passaro Verde, Turim e Transcotta fazem o percurso.

As informações do percurso foram tiradas do site http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/79-parque-estadual-do-itacolomi-mg/668-parque-estadual-do-itacolomi.

Suzane
Suzane

Published on 09/21/2015 19:41

Performed from 07/18/2015 to 07/19/2015

Views

3731

2
Priscila
Priscila 09/24/2015 16:28

Muito show!

Suzane
Suzane 09/25/2015 21:31

Valeu pessoal!!

Suzane

Suzane

Rox
62

Apaixonada por viagens, trilhas e montanhas. Amante da fotografia!! Encantada com a natureza. Louca pelo por do sol.

Adventures Map

106 Following