/abcdn.aventurebox.com/production/uf/562575b8f2543/adventure/5626858d84427/5626858d87afb-2.jpg)
Laguna Torre
18km ida e volta, 8h
Trilha em El Chaltén, cidade argentina no norte do Parque Nacional dos Glaciares. Trilha extremamente bem sinalizada.
Trilha longa (pode levar 8 horas), mas muito agradável e acessível, pois é plana na maior parte do tempo. Há pequenas subidas e descidas, trechos na sombra e no sol, protegidos ou não do vento.
O ambiente varia bastante, passando por encostas, mata fechada, planícies só com arbustivas, beira de rio e trechos só de pedras (resultado do movimento das geleiras). A impressão que se tem é de que se viajou pra algum lugar muito escondido - mas na real não é impressão, é escondido mesmo. Tem um camping logo antes da Laguna. É preciso levar lanche e água, tem água potável no caminho, mas não tão acessível nem tão frequente. Vi um banheiro no meio do caminho para o camping, mas não tive coragem de usar.
Na laguna venta demais mesmo (tem abrigos montados com pedras beeeem "rústicos") e quase não conseguimos lanchar quando chegamos lá! Por causa disso, é bom levar um casaco corta vento, fica bem frio e se você pesar menos de 50kg, é melhor se segurar em outra pessoa pra não voar, porque o vento é realmente impressionante. No caminho, encontramos outras pessoas e a meia dúzia de abrigos pro vento estavam ocupados quando chegamos, mas ainda assim, passa-se bastante tempo sem ver ninguém. Fiz no dia seguinte da Trilha do Fitz Roy, de 24km, e sobrevivi bem feliz!
