Tati Pgz 20/10/2015 16:00
    Senda al Fitz Roy

24km ida e volta, 10h

Principal trilha de El Chaltén, cidade argentina no norte do Parque Nacional dos Glaciares. Muito bem sinalizada, tanto nas distâncias, quanto nos trajetos.

A placa diz que são 10km, mas todo mundo segue adiante e fecha uns 12, pois a vista legal mesmo fica ai, onde vemos a Laguna de Los Tres. Quem pretende escalar o Fitz Roy, fica no acampamento (acho que perto do km 9 ou 10) e segue no dia seguinte.

Levamos 10 horas parando bastante pra fotografar e comer. Os primeiros 8 ou 10 km são muito tranquilos, com mirantes fantásticos e trechos muito variados. Tem mata fechada, tem encosta, tem beira de rio e dá pra ver geleiras no horizonte.

Lanchamos no acampamento, onde é mais fresco e é muito bom estar tão longe "da civilização". Tem banheiros, mas me arrependi de tentar usar...

Já no final é que fica mais complicado: a subida é íngreme mesmo e a trilha tem muitas pedras, por vezes bem soltas. A trilha é muito frequentada, mas como até o acampamento não tem subidas fortes, a gente passa bastante tempo sem encontrar ninguém. Já nessa parte final, a galera tá a milhão - cada um no seu ritmo, de várias idades, com bastão, sem bastão, com mochila e até de all star, tem doido pra tudo, até uns que sobem correndo e eu não sei onde armazenam oxigênio! Quando estamos subindo, é irresistível não perguntar quanto falta e ai percebemos que muita gente não tem noção nenhuma de tempo ou distância... Mas na volta, quando somos nós a responder, a gente se dá conta que todo mundo mente mesmo pra não desmotivar ninguém. E vale cada segundo de esforço. O trecho é realmente difícil e olhando pra cima não se acredita que vai chegar, mas o prêmio é alto: a laguna de los três é maravilhosa e a paisagem não cabe na foto, é linda para todos os lados!

(Gente, na parte mais de baixo da foto tem pessoinhas já perto da Laguna!)