Thiago Maris 27/03/2020 14:26
    Pico Tira Chapéu - Serra da Bocaina

Trekking e camping no Pico do Tira Chapéu, na serra da Bocaina.

Trekking Acampamento

O Pico do Tira Chapéu tem 2.088 metros de altitude e é um dos 10 pontos mais altos do estado de São Paulo. Fica localizado dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, próximo ao município de São José do Barreiro/SP. A dificuldade da trilha é moderada, não há trechos técnicos e a navegação pelo lugar é ok, fomos sem mapa ou Gps, mas na volta pegamos um trecho errado e demos uma baita volta.

Em São josé de Barreiro é preciso pegar uma estrada que dá até a portaria do Parque. Uma estradinha agradável de terra entre montanhas com vários mirantes com vistas para a Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Paraitinga. Paramos algumas vezes no caminho para dar uma olhada e tirar fotos, vale a pena.

O início da trilha pode ser feito de algumas formas e eu e a Duda, super amiga de trilha, optamos pela entrada pela Cabana do Pai Tomaz, numa porteira de madeira com o mesmo nome.

Eu achei incrível essa trilha porque uma vez que você está subindo (a caminhada não é tão longa), não faz ideia do visual e da energia que você vai encontrar quando chegar no cume. Chegamos antes do fim de tarde, armamos a barraca e ficamos conversando com três colegas que estavam lá, esperando o por do sol. Tanto o por do sol como o nascer do sol nesse lugar são lindos. Um lugar perfeito para quem mora em São Paulo ou no entorno, e quer renovar o gás para os dias seguintes.