/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5e5ab688f273c/adventure/5e7c91acd1b71/5e7ca0756c075-2.jpg)
Toca da Onça - Quatá -SP
Trilha de um dia desde a cachoeira Toca da Onça até a Fenda, próximo ao município de Quatá e Paraguaçu Paulista, no estado de São Paulo
Trekking CavernaTrilha tranquila de 50 minutos em meio a um riacho na mata preservada entre a cachoeira da Toca da Onça e a Fenda.
A cachoeira da Toca da Onça e a Fenda ficam a cerca de 30 minutos da cidade de Quatá, no interior paulista, próxima também a Paraguaçu Paulista e Tupã, minha terra Natal. A região tem algumas outras cachoeiras e rios que fora do verão ficam vazios.
A localização é difícil, não há marcação no google maps (há uma na verdade com a localização errada, cuidado) ou tracklogs, até onde vi. Mesmo pra quem mora na região o acesso é complicado, já que não há sinalização alguma e a região é cortada por dezenas de pequenas estradas de terra. Há plantações de cana no entorno e esse pequeno cinturão verde preservado fica entre essas estradinhas.
Um jeito de encontrar a entrada inicial da trilha é ir até Quata de carro e perguntar para os locais, embora muitos moradores de lá nem conheçam. Com persistência dá pra achar.
Apesar da localização, vale tirar um dia e fazer uma visita. Fora final de Dezembro e Janeiro é muito provavel que você será a unica pessoa presente no local. A cachoeira, embora pequena, tem uma caverna enorme, que corre por dezenas de metros. Descendo a cachoeira pelo riacho, numa caminhada agradável de um 50 minutos em meio à sombra e mata nativa, você chega à Fenda, um lugar sensacional com prainha e uma queda d'agua que lembra muito algumas chapadas.
Já fui algumas vezes nesse local com amigos, sempre em programas de um dia inteiro, mas é possível acampar na prainha da fenda, se estiver empolgado.
Não conheço o lugar ainda moro em nasci aqui tenho 42anos
Legal... Cara da para acampar neste local?
Oi Francisco, pra ser sincero não sei te responder, mas creio que não haveria problema nenhum, pois não há cercas ou controle no local, além do que o lugar é muito pouco frequentado. Se você mora por perto, vale a visita de um dia..
Oi Thiago. Blz, obrigado pelo feedback. Uma última dúvida. Analisando as fotos que postou, o local cabe mais de 3 barracas do porte para 2 pessoas?