AventureBoxExplore
Create your account
Toca da Onça - Quatá -SP

Toca da Onça - Quatá -SP

Trilha de um dia desde a cachoeira Toca da Onça até a Fenda, próximo ao município de Quatá e Paraguaçu Paulista, no estado de São Paulo

Trekking Cave

Trilha tranquila de 50 minutos em meio a um riacho na mata preservada entre a cachoeira da Toca da Onça e a Fenda.

A cachoeira da Toca da Onça e a Fenda ficam a cerca de 30 minutos da cidade de Quatá, no interior paulista, próxima também a Paraguaçu Paulista e Tupã, minha terra Natal. A região tem algumas outras cachoeiras e rios que fora do verão ficam vazios.

A localização é difícil, não há marcação no google maps (há uma na verdade com a localização errada, cuidado) ou tracklogs, até onde vi. Mesmo pra quem mora na região o acesso é complicado, já que não há sinalização alguma e a região é cortada por dezenas de pequenas estradas de terra. Há plantações de cana no entorno e esse pequeno cinturão verde preservado fica entre essas estradinhas.

Um jeito de encontrar a entrada inicial da trilha é ir até Quata de carro e perguntar para os locais, embora muitos moradores de lá nem conheçam. Com persistência dá pra achar.

Apesar da localização, vale tirar um dia e fazer uma visita. Fora final de Dezembro e Janeiro é muito provavel que você será a unica pessoa presente no local. A cachoeira, embora pequena, tem uma caverna enorme, que corre por dezenas de metros. Descendo a cachoeira pelo riacho, numa caminhada agradável de um 50 minutos em meio à sombra e mata nativa, você chega à Fenda, um lugar sensacional com prainha e uma queda d'agua que lembra muito algumas chapadas.

Já fui algumas vezes nesse local com amigos, sempre em programas de um dia inteiro, mas é possível acampar na prainha da fenda, se estiver empolgado.

Thiago Maris
Thiago Maris

Published on 03/26/2020 09:32

Performed from 01/10/2020 to 01/11/2020

Views

2194

4
Cícero Amado Monteiro
Cícero Amado Monteiro 06/13/2020 23:26

Não conheço o lugar ainda moro em nasci aqui tenho 42anos

Francisco Assis
Francisco Assis 09/09/2020 11:17

Legal... Cara da para acampar neste local?

Thiago Maris
Thiago Maris 09/13/2020 16:31

Oi Francisco, pra ser sincero não sei te responder, mas creio que não haveria problema nenhum, pois não há cercas ou controle no local, além do que o lugar é muito pouco frequentado. Se você mora por perto, vale a visita de um dia..

Francisco Assis
Francisco Assis 09/13/2020 20:37

Oi Thiago. Blz, obrigado pelo feedback. Uma última dúvida. Analisando as fotos que postou, o local cabe mais de 3 barracas do porte para 2 pessoas?

Thiago Maris

Thiago Maris

São Paulo

Rox
148

Analista fiscal, funcionário púbico, marceneiro nas horas vagas e apaixonado pela natureza, cicloviagens e montanhas.

Adventures Map

401 Following