AventureBoxExplore
Create your account

Ilhabela é bela, mas não é UMA ilha

Mas como assim Tiago? Lá é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados, tem ilha no nome, como não é uma ilha?

Tiago Borges
Tiago Borges 03/19/2021 09:08

Ilhabela, um dos belos atrativos do litoral norte paulista, com lindas praias, diversas cachoeiras, mata atlântica preservada e muita trilha para curtir. Mas você não leu errado, apesar de bela, Ilhabela não é uma ilha.

Mas como assim Tiago? Lá é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados, tem ilha no nome, como não é uma ilha? Calma que eu vou explicar.

Ilhabela é o nome do município e esse município é um arquipélago (conjunto de ilhas dispostas em grupo, numa superfície marítima de maior ou menor extensão), na verdade é o único município-arquipélago marinho do Brasil. Isso quer dizer que o município de Ilhabela é composto por várias ilhas, sendo mais preciso, 12 ilhas, 3 ilhotes, 3 lajes e 1 parcel.

A principal ilha, onde vive a maior parte da população e onde nós costumamos visitar, se chama Ilha de São Sebastião, ela é a maior ilha do arquipélago, com cerca de 339 km². As outras duas maiores ilhas são a Ilha dos Búzios, localizada a cerca de 15 km da ilha de São Sebastião e a ilha da Vitória, onde vivem algumas comunidades caiçaras.

A História

Algumas pesquisas arqueológicas mostram que ao menos quatro ilhas que compõem o arquipélago, eram habitadas muito antes da chegada dos europeus ao Brasil, mas a história do arquipélago como conhecemos começou em 1.502. Em 20 de janeiro desse ano, a primeira expedição exploradora portuguesa enviada ao Brasil, comandada pelo navegador Gonçalo Coelho e trazendo a bordo o cosmógrafo italiano Américo Vespúcio, encontrou uma grande ilha. Essa ilha, assim como outros locais importantes, foi batizada pelos membros da expedição como o nome do santo do dia e assim surgia a ilha de São Sebastião.
Registros do aventureiro e mercenário alemão Hans Stadens, relatam que a ilha de São Sebastião era conhecida como Maembipe, que em Tupi quer dizer algo como “lugar de troca de mercadoria”.

Antes de hoje ser chamado de Ilhabela, o Município teve outros nomes. Em setembro de 1.806, a até então denominada Capela de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso foi elevada a vila e passou a ser chamada de Vila Bela da Princesa (em Homenagem a Maria Teresa de Bragança, princesa da Beira). Em 1.934, o governo paulista realizou uma reestruturação na divisa territorial do Estado e depois por decreto de Getúlio Vargas, Vila Bela passou a ser chamada de Formosa. Inconformados, os moradores iniciaram um movimento popular contra o novo nome até que em 1.944, o governo estadual baixou um decreto, mudando o nome do município, a partir de 1 de janeiro de 1.945, para Ilhabela.

Parque Estadual de Ilhabela

O Parque Estadual de Ilhabela é um “parque-arquipélago” e praticamente se confunde com o próprio município, possui uma área de 27.025 hectares (ou 270 quilômetros quadrados), englobando um total de 12 ilhas, 2 ilhotes e 2 lajes. Criado em 20 de janeiro de 1.977, através do Decreto nº 9.414, o Parque abrange aproximadamente 85% da ilha de São Sebastião, e é administrado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Florestal.

Na ilha de São Sebastião, a área do parque se inicia nas cotas de 200 metros de altitude no lado continental e na cota de 100 metros de altitude no lado oceânico, sendo assim, a grande maioria (para não falar quase todas) das trilhas, estão dentro da área de preservação ambiental do Parque Estadual de Ilhabela.

Lá no Fé no Pé existem vários posts com dicas de trilhas e cachoeiras dentro e fora do PE Ilhabela, clique aqui para explorar

7
Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 03/19/2021 20:35

Show pela aula. Nesses tempos modernos em que governador acha que Nova Zelandia não é uma ilha, tava com medo do que viria ! Mas, como sempre, veio coisa boa !

Tiago Borges
Tiago Borges 03/20/2021 13:51

Vlw José 👊

Parques Nacionais
Parques Nacionais 03/21/2021 11:25

Muito legal essa explicação. Pra complementar indico nosso filme sobre o parque estadual de Ilhabela! : )

Tiago Borges
Tiago Borges 03/21/2021 11:26

Parques nacionais já assisti a parte 1...a parte 2 já saiu? 🙂

Parques Nacionais
Parques Nacionais 03/21/2021 11:29

saiu sim! tá lá no youtube! ; )

Tiago Borges
Tiago Borges 03/21/2021 11:29

Vou lá assistir 👊

Sabrina Marques
Sabrina Marques 04/08/2021 14:03

👏👏👏