Tiago Borges 09/11/2020 09:25
    Rafting Rio Paraibuna

Descida de aproximadamente 8 km no Rio Paraibuna, entre São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.

Rafting

Rafting é um esporte de aventura que mistura adrenalina e diversão, ele consiste em descer rios, enfrentando diversos níveis de corredeiras com botes infláveis.

Os participantes, que formam grupos de quatro a doze pessoas (dependendo do tamanho do bote), são conduzidos por um guia responsável pela orientação do grupo durante o percurso. Para descer o rio e transpor seus obstáculos, é preciso pôr em prática o espírito de equipe e entender que ritmo, união, percepção sensorial e até solidariedade contam muito para que o bote avance.

A atividade é classificada em classes de dificuldade que variam do I ao VI, conforme os obstáculos, o volume de água e a região onde se encontra o rio. No turismo de aventura, a atividade geralmente é realizada até classe IV, sendo as demais propícias apenas para profissionais.

Rafting no Rio Paraibuna em Natividade da Serra

Depois de tanto tempo dentro de casa, decidimos fazer um rafting para o corpo se lembrar como se faz atividade física rs

Entrei em contato com Cia de Rafting de São Luiz do Paraitinga, eu já havia feito algumas descidas de rio com eles, inclusive duas expedições Rio Vivo da Band que participei anos atrás. Reuni o pessoal do trabalho e fechamos a descida do Rio Paraibuna em um trecho chamado Brazadão, que fica localizado entre São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.

A atividade se inicia as 8h da manhã em um ponto de encontro localizado na rodovia Oswaldo Cruz que liga Taubaté/SP a Ubatuba/SP, onde o grupo se reúne e é conduzido em uma van da empresa até as margens do rio.

Já na margem do rio, é feito um briefing sobre a atividade, os equipamentos de segurança, os principais comandos e separação das equipes.

Uma vez separadas as equipes (5 pessoas por bote + 1 guia), é hora de ir pra água e iniciar a atividade que nesse percurso é de aproximadamente 8 km e leva 4 horas.

Tudo começa em águas calmas para repassar os comandos explicados em terra, mas pouco depois a diversão começa com diversas quedas pelo caminho.

Depois de alguns quilômetros, é feita uma pausa em uma prainha para um lanche caprichado e bem reforçado, o que deixa o bote mais pesado pra segunda etapa rsrsrs

Todo mundo bem alimentado, é hora de mais descida de rio que novamente se inicia com águas um pouco mais calmas e depois começam umas sequencias de obstáculos bem divertidos.

Após essa parada, o Marcelo, nosso guia, foi me passando uns betas de como guiar, como dar os comandos para a equipe e dar a direção do bote. Parece simples, mas não é não, entender o rio e guiar o bote da bastante trabalho hehehehe

Bom, na hora que a coisa ia pegar mesmo, ele assumiu o controle e nos guiou corredeiras abaixo até o final do percurso.

Após quase 8 km de descida, é hora de encostar na margem do rio, em trecho bem rebaixado no bairro Palmeiras (pegou a referencia? kkk), guardar todo equipamento e pegar a van de volta.

Sem dúvida é uma atividade muito divertida e se você não fez, vale a pena experimentar.

Tiago Borges

Publicado em 09/11/2020 09:25

Realizada em 07/11/2020

Tiago Borges

Pindamonhangaba - SP

www.fenope.com.br

Fabio Fliess, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.