Tiago Oliveira 03/04/2020 10:11
    Laguna Esmeralda (Ushuaia)

Um dos lugares mais espetaculares da terra do fogo.

Trekking Montanhismo

Laguna Esmeralda foi um dos lugares mais surreais que tive o privilégio de conhecer em Ushuaia.

Peguei um transporte no centro da cidade, havia comprado o ticket no dia anterior para garantir a minha vaga na van, o carro saiu apenas alguns minutos depois do combinado, pois eles esperam algumas pessoas que se atrasaram. Até chegar no início da trilha a gente já fica deslumbrado com todas aquelas montanhas que nos cercam, como no dia anterior havia nevado na madrugada as montanhas estavam ainda mais branquinhas devido a neve, deu um aspecto mais surreal na paisagem.Eu fiz a trilha sozinho, mas nem tão sozinho pois a van tinha bastante gente e sem contar com outras pessoas que estavam fazendo a trilha, podemos dizer que é uma das trilhas mais procuradas da região e legal também que a entrada é gratuita.

A trilha em si não achei difícil, a distância são de 4,5 km, mas é de extrema importância estar com calçados adequados pois passamos por lugares com muita lama desde o início da caminhada, a trilha é muito bem sinalizada mas sempre é bom prestar o máximo de atenção possível em cada detalhe.

A parte mais chatinha são os terrenos alagados onde tem uma vegetação esponjosa e muita lama que se você não prestar atenção onde estiver pisando acaba afundando os pés, por isso é ideal estar com calçados apropriados, a maneira mais correta é ir bem devagar e pisar nas madeiras que ficam no chão e ter o máximo de equilíbrio possível.

Enfim não é bicho de sete cabeças e vale a pena cada minuto de esforço e sufoco rsrs. A paisagem é incrível, me emocionei demais a cada instante que vivi nesse lugar, os bosques, os pássaros, as montanhas os riachos as flores pelo caminho, tudo em um sincronismo perfeito de beleza, ainda tive a sorte de ver uma raposinha(zorro) passando com algum animal na boca, pena que não estava com a câmera na mão e não deu tempo de fotografá-la pois logo depois ela sumiu na vegetação.

Fiz a trilha no total de 1 h e 40 min(Ida), fui bem tranquilo e fotografando bastante. Chegando na Laguna Esmeralda eu experimentei uma sensação singular, me faltou ar, deu um nó na garganta e senti meus olhos úmidos, o coração bateu mais forte, foi lindo demais.