Laguna Esmeralda (Ushuaia)

Um dos lugares mais espetaculares da terra do fogo.

Trekking Mountaineering

Laguna Esmeralda foi um dos lugares mais surreais que tive o privilégio de conhecer em Ushuaia.

Peguei um transporte no centro da cidade, havia comprado o ticket no dia anterior para garantir a minha vaga na van, o carro saiu apenas alguns minutos depois do combinado, pois eles esperam algumas pessoas que se atrasaram. Até chegar no início da trilha a gente já fica deslumbrado com todas aquelas montanhas que nos cercam, como no dia anterior havia nevado na madrugada as montanhas estavam ainda mais branquinhas devido a neve, deu um aspecto mais surreal na paisagem.Eu fiz a trilha sozinho, mas nem tão sozinho pois a van tinha bastante gente e sem contar com outras pessoas que estavam fazendo a trilha, podemos dizer que é uma das trilhas mais procuradas da região e legal também que a entrada é gratuita.

A trilha em si não achei difícil, a distância são de 4,5 km, mas é de extrema importância estar com calçados adequados pois passamos por lugares com muita lama desde o início da caminhada, a trilha é muito bem sinalizada mas sempre é bom prestar o máximo de atenção possível em cada detalhe.

A parte mais chatinha são os terrenos alagados onde tem uma vegetação esponjosa e muita lama que se você não prestar atenção onde estiver pisando acaba afundando os pés, por isso é ideal estar com calçados apropriados, a maneira mais correta é ir bem devagar e pisar nas madeiras que ficam no chão e ter o máximo de equilíbrio possível.

Enfim não é bicho de sete cabeças e vale a pena cada minuto de esforço e sufoco rsrs. A paisagem é incrível, me emocionei demais a cada instante que vivi nesse lugar, os bosques, os pássaros, as montanhas os riachos as flores pelo caminho, tudo em um sincronismo perfeito de beleza, ainda tive a sorte de ver uma raposinha(zorro) passando com algum animal na boca, pena que não estava com a câmera na mão e não deu tempo de fotografá-la pois logo depois ela sumiu na vegetação.

Fiz a trilha no total de 1 h e 40 min(Ida), fui bem tranquilo e fotografando bastante. Chegando na Laguna Esmeralda eu experimentei uma sensação singular, me faltou ar, deu um nó na garganta e senti meus olhos úmidos, o coração bateu mais forte, foi lindo demais.

Published on 04/03/2020 10:11

Performed on 12/17/2019

Fabio Fliess
Fabio Fliess 04/03/2020 13:41

Irado demais Tiago. Valeu pelo relato. As fotos ficaram incríveis. Tô me motivando cada dia mais a voltar pra Patagonia. Parabéns.

Tiago Oliveira 04/03/2020 16:38

Obrigado Fábio, poxa irmão eu quero muito voltar e conhecer outros lugares que não deu tempo de conhecer.

David Sousa
David Sousa 04/17/2021 07:02

O contraste e incrivel muito lindo!

Tiago Oliveira 05/21/2021 21:31

Obrigado David 😁

Magé - RJ

Sou um caminhante sonhador apaixonado pela natureza.