AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Leonardo Ferreira 30/03/2020 11:29
    MANTIQUEIRA TRAILS BIKEPACKING 500

    MANTIQUEIRA TRAILS BIKEPACKING 500

    chegar nas montanhas da Mantiqueira pedalando desde São Paulo foi o ponto x da viagem...

    Bikepacking Acampamento Mountain Bike

    “Chegar nas montanhas da Mantiqueira pedalando desde São Paulo, foi pra mim o ponto X da viagem. Pedalar 500km depois disso, seria fácil…”

    MANTIQUEIRA TRAILS 500

    A rota já estava desenhada a algum tempo. Em sua grande maioria por estradas de terra, sempre evitando rodovias e asfalto. Era uma ideia antiga que aos poucos foi tomando forma...juntar tudo e fechar 500 km entre São Paulo e Mantiqueira.

    A parte mais difícil foi conseguir um tempo da cidade grande e colocar tudo em prática.

    Saímos pedalando de São Paulo com as bicicletas carregadas, eu Léo (@tracklandco), Guilherme (@guilherme_augustto) e Iaconis (@crianca_selvagem) em direção ao Sul de Minas. Seguimos pelas cidades de Mairiporã, Nazaré Paulista, Joanópolis, até chegar em São Bento do Sapucaí.

    Foram 4 dias para cruzar a divisa dos estados, e com toda certeza aprendemos muito sobre não subestimar as estradas. Sair de São Paulo foi bem mais difícil do que imaginávamos.

    Teve de tudo um pouco. Teve ribanceiras, dormimos em um posto de gasolina, em uma cabana macabra no meio da mata, avistamos um amigo Tamanduá, tivemos uma roda quebrada a troco de uma coca gelada e subimos muito, até de carona na rabeira de um caminhão, rs

    "Viajar de bicicleta nos faz encarar o desconhecido de frente. Podemos planejar tudo, pesquisar sobre os locais...mas ainda sim estaremos sujeito ao inesperado."

    Por diversas vezes alteramos a rota. Havíamos programado ir ao Parque Nacional do Itatiaia, acampar na base do Pico dos Marins, fazer alguns ataques de montanha...mas a Mantiqueira faz de cada subida e de cada curva, novos horizontes e destinos diferentes. Alguns lugares apontados no mapa ficarão para uma próxima.

    Uma dessas mudanças nos fez encarar boas aventuras pelas montanhas de Monte Verde.

    Do tipo...dormir na humilde e desajeitada casa de um desconhecido que nos abrigou em sua sala para nos proteger do frio.

    Também encaramos um caminho alternativo que aparentemente cortaria 40 km até o próximo destino. E quando demos por conta, estávamos empurrando a bike para 1900 metros no Pico da Onça em São Francisco Xavier.

    Subidas fortes durante toda a rota. Subidas de parar e pensar seriamente sobre continuar. Dias de pensar seriamente sobre o que vc está fazendo ali, sobre essa pira por bicicletas e montanhas e essa sensação de liberdade que ambos causam...

    Pegamos a descida do campista entre São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão. Um drop incrível que pede muita atenção nas curvas e então entramos para dentro da mata montar acampamento antes de escurecer.

    Havia bons lugares no mapa. Aparentemente em terrenos descampado, mas com gramas bem altas e o solo bem irregular. Optamos por um abrigo de madeireiros que encontramos no caminho. Um lugar meio macabro, com um boneco segurando uma garrafa de 51 vazia...uma espécie de guardião da floresta tomando conta do cenário.

    Eu particularmente prefiro lugares abertos, mas essa seria a melhor opção por quilômetros.

    Passamos direto do Parque Nacional do Itatiaia em Itamonte, montando acampamento no começo da Serra do Papagaio. Foram 20 km de subida e com algumas surpresas...

    Já estávamos na metade da Serra quando o Gui perdeu sua roda dianteira tentando pular um topo de areia. Nessas horas é preciso parar e pensar para não tomar uma decisão errada.

    Ele conseguiu uma carona, voltou na cidade, trocou a roda e ainda nos alcançou antes de escurecer dentro do Parque Nacional da Serra do Papagaio. O cara foi BRUTO na subida!

    A travessia do Parque é uma das partes mais bonitas do caminho e existem pontos de acampamento, até a cachoeira do Juju. Não é 100% pedalável, foi necessário empurrar a bike por bons trechos, mas que valeram muito a pena.

    A conta fechou com 550km rodados na cidade de Caxambú. Eu e o Iaconis tomamos o bus de volta para SP babilônica e o Gui ainda continuou no dia seguinte, para mais uns 70 km aproximadamente até São Thomé das Letras.

    TRACKLAND Co.

    Criar e explorar...

    Leonardo Ferreira
    Leonardo Ferreira

    Publicado em 30/03/2020 11:29

    Realizada de 03/08/2019 até 15/08/2019

    Visualizações

    1823

    4 Comentários
    Renan Cavichi 31/03/2020 10:24

    Muito massa cara! Acompanhando o projeto e curtindo os ilustras e fotos! Parabéns!

    Leonardo Ferreira 31/03/2020 12:57

    Opa! Muito obrigado Renan! A parte boa é que temos um espaço como o Aventure Box pata compartilhar tudo isso. 🤘🏾🤘🏾

    Leonardo Ferreira 20/04/2020 17:48

    haha...Bicicleta transforma tudo. Obrigado amigo!

    Liliam Pereira 17/03/2021 15:58

    Muito bom!!!! 🤗

    Leonardo Ferreira

    Leonardo Ferreira

    São Paulo

    Rox
    286

    Criar e explorar...

    Mapa de Aventuras
    trackland.co


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Bruno Negreiros, Renan Cavichi e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.