AventureBoxExplore
Create your account
Cachoeira das Andorinhas - Aldeia Velha, Silva Jardim - RJ

Cachoeira das Andorinhas - Aldeia Velha, Silva Jardim - RJ

Caminhada leve até o poço da Cachoeira das Andorinhas que fica em Aldeia Velha, um vilarejo entre os municípios de Silva Jardim e Casemiro d

Se for de carro, pode deixá-lo estacionado na área central da charmosa vila de Aldeia Velha, fundada por alemães e suiços, que é um lugar tranquilo com atmosfera hippie, assim como Sana-RJ. Aliás, a região costuma atrair muitas pessoas que se identificam com este estilo de vida e também adeptos de esportes ao ar livre que envolvem muita natureza como o trekking, montanhismo, rapel, entre outras atividades.

A caminha até a cachoeira é toda feita na estrada SJA-023, que é uma estrada não pavimentada, mas relativamente boa para carros de passeio. Bem, mas como o assunto é o trekking, vou parar por aqui pois não quero incentivar a maneira mais cômoda que é também a mais sem graça.

O legal do passeio é ir caminhando e conversando com os amigos sem presa, pois são apenas 4km (1h20m) até a cachoeira. E, claro, apreciando a agradável e singela paissagem rural e seus encantos.

É bem fácil chegar, não tem erro, você caminha até chegar a porteira de uma propriedade rural, onde encontra-se um monitor que prestará as todas informações sobre o local e o valor da entrada.

O local conta com uma boa estrutura para o turista, possui bannheiros, restaurante, lanchonete e também guarda-vidas como equipamentos para qualquer eventualidade ou acidente.

A cachoeira é um espetáculo, possui uma água limpa e esverdeada e não muito fria. A primeira queda garante uma boa ducha se você conseguir ficar embaixo dela e também um jato de ar refrecante. Dentro da proriedade você encontra o mini "complexo" com quatro cachoeiras, quase todas acessíveis, menos a segunda que é fechada por motivos de segurança.

Resumindo, vale um bate e volta para quem sai da região metropolitana do Rio em busca de um lugar bonito e tranquilo para descarregar o stress do dia a dia e recarregar as baterias.

Não gravei a volta, pois é feita pelo mesmo caminho até o centro e não tem trilha em mata.

Este passeio é indicado para toda a família, mas evite fazer a caminhada com crianças muito pequenas ou de colo.

Para ver todas as minhas fotos de trekking:
https://br.pinterest.com/edgarfrancowd/trekking-rio-de-janeiro/