Edgar Franco -Trekking Rj 27/02/2017 21:06
    Travessia Maricá / Saquarema / Rio Bonito - Rio de Janeiro

Realizada nas localidades do Espraiado (Maricá), Sampaio Correia (Saquarema) e Tomascar (Rio Bonito) na Região dos Lagos do estado do Rio.

Realizada nas localidades do Espraiado (Maricá-RJ), Sampaio Correia (Saquarema-RJ) e Tomascar (Rio Bonito-RJ) na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.

São 26km no total percorridos em 11:30h

OBS: A marcação no Wikiloc está incompleta porque fiquei sem bateria a partir de Sampaio Correia. A partir da rampa de parapente rumamos para a localidade de Tomascar e depois retornamos para o Espraiado completando a trilha circular. Existe um esquema em anexo que mostra no mapa o total da travessia.

Sem dúvida nenhuma, uma das mais belas travessia de 1 dia do Rio de Janeiro e, certamente, do Brasil também. E que fica especialmente agradável nesta época do ano (Julho / inverno).

De cara já informo que a pior parte é o início, em direção ao Pico do Lagoinha, ponto mais alto da região dos lagos com mais ou menos 900m de altura. Depois de vencer este desafio, vai ficando mais fácil. Detalhe importante! Existe uma queda dágua que serve de chuveirão para se refrescar durante o trajeto.

É interessante notar que a medida que se avança na trilha o cenário e as condições do terreno vão mudando, ora mata fechada ora descampado e pasto. ora subida íngreme, ora área mais plana e suave. Sem contar que o visual desta região é espetacular e não fica devendo em nada as regiões mais famosas do Rio de Janeiro. E, muitas vezes você tem no mesmo plano visual as montanhas da região serrana de um lado e o mar da região dos lagos do outro.

Em Sampaio Correia, vale a pena subir a rampa de parapente e tirar 15 minutos para apreciar, fotografar e filmar esta atividade que fica como um bônus para a travessia.

No ponto "chave" do trekking, em Tomascar, é possível almoçar e lanchar no comércio local e também se refrescar na pequena cachoeira da localidade antes de encarar uma bela subida pelo pasto até o Espraiado.

E assim, descemos o Vale do São Francisco em Maricá e nossa aventura terminou na parte noturna com utilização de lanternas e muita cautela na descida até a nossa base. Apreciando as estrelas e o ar fresco na área rural.

Resumindo, foi um sucesso entre os mais de 20 participantes que ficaram com gostinho de quero mais!

Sempre com o apoio competente e profissionalismo dos guias de Maricá Márcia Freitas e André Santos. Registro aqui meu muito obrigado.

Para ver todas as minhas fotos de trekking: