AventureBoxExplore
Create your account
Travessia Ruy Braga + Circuito do Cinco Lagos

Travessia Ruy Braga + Circuito do Cinco Lagos

Relato da Tradicional Travessia Ruy Braga no Parque Nacional do Itatiaia

Trekking Camping Mountaineering

A travessia Ruy Braga liga a parte alta do parte a baixa, travessia feita em dois dias com pernoite no abrigo abandonado do Massena. A travessia normalmente desce a estrada das flores até o Rebouças início e de lá segue até o Abrigo massena, mas resolvemos fazer pelo cinco lagos e curtir visual melhor do parque. Acrescentar o circuito 5 lagos aumenta 5 km a travessia porém é possível subir a pedra do altar, e ter o visual dos picos mais ao noroeste do parque. Se o tempo estiver aberto é possível ver a Pedra Preta, Pedra Selada, Pedra do Sino, Pico do Agulhas Negras e também o Pico do Papagaio no Parque Serra do Papagaio.

1º dia - Travessia se inicia na portaria do parque (posto do Marcao), após os trâmites pegamos a trilha dos cinco lagos que fica quase enfrente ao estacionamento a esquerda da estradinha que desce para o camping Rebouças e de lá fomos até a pedra do altar. Após o ataque a pedra do altar descemos se seguimos a trilha da travessia o camping e abrigo Rebouças. Durante esse percurso temos o visual da asa de Hermes e principalmente do agulhas negras. De lá pegarmos a estrada do parque que leva a base das prateleiras, em determinado momento a trilha tem uma bifurcação, à direita segue para a base da prateleiras e à esquerda a travessia Ruy Braga! Seguimos a bifurcação à esquerda rumo ao camping do abrigo do massena, da bifurcação ao camping são 4 km praticamente uma hora de trilha. O abrigo é uma antiga casa abandonada, uma pena que esteja tão depredada, mas não tem muita estrutura apenas para se abrigar do vento. Primeiro dia é bem tranquilo e tem visual dos principais atrativos do parque.

2º dia - Após uma noite com frio de -5 arrumamos as tralhas e descemos a trilha rumo a parte baixa do parque. Até a parte baixa são 14 km de descida, nos primeiros km é possível ver o Pico do Gigante e o Ovo, depois de 4 km a travessia a travessia adentra na mata atlântica e assim segue até o final. São mais 10 km dentro da mata Atlântica dando mais ou menos 2:30 de trilha. No percurso dispõe de bastante água. No final chegamos na parte baixa do parque. E ainda curtimos a cachoeira da maromba que estava com a água gelada.

Observações: a travessia é bem marcada e sinalizada até final é bem tranquila, segundo dia é apenas descida. Para realizar a travessia é necessário agendar no site do parque e pagar uma taxa, agende de preferência com um mês de antecedência pois no inverno a travessia é bem concorrida.

- Homepage: www.facebook.com/trilhando.trekking/

- Twitter: twitter.com/TrilhandoT

- Instagram: @trilhando_trekking

Trilhando Trekking
Trilhando Trekking

Published on 05/25/2020 09:18

Performed from 07/15/2017 to 07/16/2017

Views

507

1
Michelle Pires de Almeida
Michelle Pires de Almeida 06/18/2020 18:45

Essa travessia é deliciosa...na ocasião rolou até rodízio de pizza.

Trilhando Trekking

Trilhando Trekking

Belo Horizonte - MG

Rox
157

A trilha é a gente que faz! Instagram: @trilhando_trekking

Adventures Map
www.facebook.com/groups/646917722088894/

631 Following