AventureBoxExplore
Create your account
Travessia Monte Verde x São Francisco Xavier

Travessia Monte Verde x São Francisco Xavier

Mais uma vez com a galera do Amigos de Trekking Travessia MV x SFX com pernoite no Pico da Onça.

Ponto de encontro metrô Tatuapé em São Paulo as 07:00, fechamos uma van e depois de algumas desistências, seguimos com um grupo de 12 pessoas rumo a Monte Verde.

A navegação até o início da trilha é tranquila, seguindo de carro pela Avenida da Montanha até chegar na bifurcação que leva as trilhas da Pedra Redonda e Pico do Selado, pega a esquerda de carro e continua seguindo pela esquerda até chegar em um condomínio/hotel.


Dali, contornando o hotel começa a trilha subindo até o Pico da Onça, como era a primeira vez indo, estávamos na base de relatos e de treklog de pessoas que já tinham feito o caminho mas, não tem erro, a trilha é bem demarcada e tranquila, passando pela placa da Melhoramentos e dois trechos atravessando riachos.

Fizemos uma parada para o lanche no Vale dos Duendes e prosseguimos.

Chegamos na bifurcação para a Pedra da Onça por volta das 13:00, algumas pessoas pararam para descansar e segui com uma parte do grupo a trilha abaixo(sentido SFX que faríamos no dia seguinte) para verificar os pontos de água, aproximadamente 20min(ida e volta) da bifurcação até o primeiro ponto de água na descida.

Voltamos e seguimos rumo ao Pico. Uns 40min. depois chegamos ao Pico da Onça e para nossa alegria estava ocupado somente por um casal, montamos as barracas, o pessoal apreciou o por-do-sol e começamos a preparar o jantar(macarronada com calabresa e vinho para acompanhar)

O livro do cume fica em uma pedra um pouco abaixo na área de acampamento, infelizmente a caixa estava vázia, nada de livro :(

A previsão era de chuva(motivo da desistência de algumas pessoas), não sei se São Pedro gosta muito de nós ou tivemos sorte mas, só caiu uma leve garoa quando chegamos, depois o tempo abriu e parmaneceu assim até o dia seguinte. Uma lua linda e um céu estrelado nos acompanhou pela madrugada.

Levantamos por volta das 06:00(se atentando ao horário de verão) para acompanhar o nascer do sol, outro espetáculo a parte....E a chuva? Nada de chuva rsrs


Tomamos café e começamos a levantar acampamento, partimos por volta das 10:00 rumo a São Francisco Xavier.
No caminho tem muitos pontos de água e quase no final tem um riacho onde é possível se refrescar e apreciar as quedas d'água.
Chegamos no ponto de encontro da van, na fazenda Monte Verde, por volta das 11:50, em um total de 12km. Dali era esperar o motorista, uma passada no centro da cidade para almoçar e seguir para São Paulo, chegamos com a luz do sol.

É possível fazer o circuito, na primeira bifurcação na estrada em Monte Verde, subir para a Pedra Redonda, a trilha leva até o Pico da Onça, descendo e seguindo novamente para Monte Verde, percurso de uns 21km aproximadamente. Anotado para um retorno :)

Renata Cristina
Renata Cristina

Published on 10/24/2016 07:51

Performed from 10/15/2016 to 10/16/2016

1 Participant

Lilian Oliveira da Silva

Views

4068

Renata Cristina

Renata Cristina

São Paulo

Rox
115

Trilheira viajante apaixonada por aventuras.Relatos sobre trilhas, trekking, travessias, viagens e atividades outdoor. Mostrar que viajar faz bem, seja sozinho ou em grupo.

Adventures Map
trilheiraviajante.wixsite.com/trilheiraviajante

85 Following