Vanporai 24/02/2021 23:08
    Frade

Colecionando Lugares - #vanporai Frade - Via Bananal

Escalada Trekking Acampamento

O Frade encanta, nos desafia e nos faz entender que o cume é importante sim, mas que o caminho que nos faz chegar lá é tão importante quanto!

Fizemos a trilha em 2 dois dias, iniciamos as 5 da manhã, deixamos os carros na casa do Sr Etelvinio (entramos por bananal), se agendar com antecedência , eh possível reservar uma refeição bem delicia ao chegar da trilha!

É muito importante durante a semana, observar as condições climáticas, não aconselho ir com uma semana com muita chuva ou com previsão de chuva para trilha. O caminho todo é cheio de água, brejos e encharques! Fiz a trilha praticamente toda com os pés molhados.

O Wikiloc não funciona lá, é necessário um gps, usamos o garmim. La eh muito fácil de se perder, tem vários caminhos abertos por conta dos palmiteiros da região! A primeira vez que fui lá, nosso grupo foi cercado por cachorros de caçadores... foi bem tenso rs. Fazer a travessia completa não é uma boa opção pois traficantes tomaram conta de alguns bairros do frade, ficamos expostos a assaltos, o melhor é começar por Bananal e retornar por ela!

É bom levar um facão pois partes do caminho, tem muita mata fechada, árvores caídas e bambu que prendem a cargueira, ir com o mínimo do corpo exposto pois como a trilha é pouco frequentada os galhos acabam machucando, levar uma corda tbm é muito importante pois ao chegar ao local que começam os lances de corda eh possível subir sem as mochilas e puxar as mochilas com a corda.

Ao iniciarmos a subida para o cume, pegamos água no gruta dos Alemães pois eh o último ponto de água, a parte de subida nas cordas exigem muita atenção, das últimas vezes que fui, 2019 e 2020, a cordas estavam em péssimas condições e com degraus quebrados, no cume cabem poucas barracas, 10 no máximo e aconselho serem auto portante!

A chegada no cume é compensadora, uma das vistas mais lindas que já tive. Vale a pena cada atolada até a canela no brejo, cada arranhão, o medo de subir aquelas cordas. É perfeito estar ali com nossos amigos e ter uma refeição compartilhada com aquele visual!

Considero uma trilha bem difícil, foram aproximadamente 23km de trilha, se você não tem experiência em navegação não va sozinho! No mais curta pois la eh lindo demais!

Vanporai

Publicado em 24/02/2021 23:08

Realizada em 24/02/2021

Vanporai

Sigam @elasoutdoorsp . Van por aí, colecionando lugares e pessoas!