AventureBoxExplore
Create your account
Cachoeira do Tobogã - Parque Estadual da Serra do Mar

Cachoeira do Tobogã - Parque Estadual da Serra do Mar

Esses trilhos nos levam a diversas trips, das quais a mais famosa é a Cachoeira da Usina. Só que desta vez fomos a Cachoeira do Tobogã.

Hiking

Cachoeira do Tobogã - Túnel 24 – Parelheiros/SP

A Cachoeira do Tobogã, mais conhecida como Cachoeira do Túnel 24, é uma cachoeira interessante pois seu tobogã é artificial e sua queda se inicia por um pequeno túnel. Para acessar essa cachoeira, percorremos por volta de 15km na estrada Evangelista de Souza e pelos trilhos do trem que desce a serra até Santos.

Vila Ferroviária Evangelista de Souza

A Vila Ferroviária Evangelista de Souza é tombada como patrimônio histórico da cidade. Inaugurada em 1935, recebeu esse nome em homenagem ao precursor das ferrovias no Brasil, o Barão de Mauá, e até o ano de 1997 ainda atendia passageiros que viajavam na linha Embu-Guaçu – Santos. A partir da Vila se pode acessar, por trilhas, algumas cachoeiras e o encontro dos rios Capivari e Monos.

Estrada Evangelista de Souza

A trilha se inicia a partir do ponto final do ônibus “6L05-10 BARRAGEM TERM. PARELHEIROS”, a partir desse ponto segue-se pela estrada Evangelista de Souza durante cerca de 6km até a estação abandonada Evangelista de Souza. Se trata de uma estrada de terra, com poucas casas e nenhum comercio em volta. Muitas pessoas fazem esse trajeto a pé, mas é possível ir de carro comum, não precisa ser 4x4. Porém em dias de chuva isso pode se tornar um pouco complicado.

Estação abandonada Evangelista de Souza

Tudo isso fica dentro do Parque Nacional da Serra do Mar – Núcleo Curucutu. Ainda próximo a antiga Estação Ferroviária Evangelista de Souza é possível visitar a cachoeira do Jamil, se trata de uma área particular, sendo assim, é cobrada a entrada. Mas hoje a ideia é chegar até a Cachoeira do Tobogã - Túnel 24.

Trem de carga

No final da estrada de terra, continuar a caminhada à esquerda, seguindo os trilhos que descem a serra do mar, a partir de agora é caminhar por cerca de 9km em linha reta, passando pelo túnel 27, túnel 26, túnel 25, até chegar no túnel 24. Toda estrutura de trens que vemos durante todo o trajeto até a cachoeira do túnel 24, é administrada pela empresa RUMO LOGÍSTICA, e recebe cargas do interior paulista, Triângulo Mineiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, com destino ao Porto de Santos.

Visitando o interior de uma locomotiva

Um maquinista nos convidou a conhecer dentro da locomotiva, explicou como funciona o sistema ferroviário e mostrou o quanto essas locomotivas são modernas. Ele estava parado, esperando a autorização do porto de Santos para descer a serra. Dentro da locomotiva tem um frigobar onde ele deixa sua marmita e tem também um banheiro, fora isso muitos botões e alavancas. Ele trabalha sozinho, tomando conta de uma maquina de cerca de 3km de comprimento.

Dentro do túnel 27

Alguns metros antes do túnel 27, existe uma trilha a direita, onde leva a Cachoeira da Usina, a cachoeira mais famosa desse trajeto. Porém isso é tópico para outra resenha.

Túnel 24

Ao avistar o túnel 24, desça por uma trilha a direita antes do túnel, uma parte da cachoeira passa por baixo da ponte.

Ponte do túnel 24

Parte alta da Cachoeira – bem debaixo da ponte.

Túnel que leva ao tobogã

Descendo a trilha que leva para parte baixa da cachoeira, existe um túnel que leva ao tobogã, é aconselhado que não entre nele, pois escorregar no tobogã pode ser fatal.

Parte baixa da Cachoeira do Tobogã

Túnel 25

As trilhas da região não são marcadas, não tem nenhuma estrutura, trens passam nos dois sentidos, não tem sinal de celular na maior parte do trajeto. Não aconselhamos a pessoas inexperientes.

Informações da trilha:

  • Local: Parelheiros – SP (Divisa com Itanhaém)
  • Custo: Grátis
  • Dificuldade: Moderada
  • Início da trilha: 60km do centro de SP
  • Extensão da trilha: 35km (ida e volta)
  • Altitude: 776m
  • Subida: 183m
  • Descida: 328m
  • Ponto de água: Sim
2
Mario Sergio C. Alvarim
Mario Sergio C. Alvarim 05/12/2020 17:04

poxa, quando a vida voltar ao normal quero fazer com vocês

Varatuba Adventure
Varatuba Adventure 05/12/2020 17:26

Vamos sim, pretendemos voltar só que dessa vez pra Cachoeira da Usina que fica bem próximo da Cachoeira do Tobogã, ainda esse ano quando tudo voltar ao normal.

Varatuba Adventure

Varatuba Adventure

São Paulo

Rox
812

Um grupo de amigos, apaixonados por trekking e montanhismo. Segue lá nosso canal do Youtube: youtube.com/varatubaadventure Instagran: @varatuba Facebook: Varatuba Adventure

Adventures Map
youtube.com/varatubaadventure

1910 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Bruno Negreiros and 385 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 141 others support the Together page.