Varatuba Adventure 02/06/2020 15:15

Montanhismo Hiking Trekking

Morro do Camelo / Cachoeira da Bocaina – Analândia/SP

Morro do Camelo

Esse lugar de trilhas curtas e muita aventura fica a 229km do centro de São Paulo e agrada o gosto de todos os tipos de trilheiros. Se você procura um lugar com várias opções de atividades, Analândia está aí para representar!

É possível fazer trilha, escalada, escalaminhada, arvorismo, tirolesa, highline, passeio a cavalo, acampar e até arriscar no arco e flecha. A maioria das atividades (além das trilhas) podem ser contratadas no Restaurante Pedra Viva, onde também é possível acampar e curtir a piscina.

A trilha para o Morro do Camelo tem entrada livre, que fica em uma cerca na beira da estrada. Essa é uma trilha autoguiada e com menos de 1km. Há um ponto em que a trilha faz uma bifurcação, onde você deve virar à direita. Logo em seguida há outra bifurcação, então você a opção de ir para a esquerda e encontrar um paredão de arenito para escalar ou virar à direita para chegar ao mirante com vista para o Morro do Cuscuzeiro.

O início da trilha é um pouco íngreme, mas fácil e sem trechos técnicos. Quase chegando no mirante, a trilha exigiu escalaminhada, porém não precisamos utilizar corda.

Feito isso, aproveite a vista da cidade e do Morro do Cuscuzeiro, que é linda!

A título de curiorisade, é possível fazer a trilha do Morro do Cuscuzeiro pagando R$ 10. Essa trilha também tem menos de 1km, mas só é possível chegar ao cume escalando.

Mirante: vista para o Cuscuzeiro

Informações da trilha:

• Local: Analândia – SP
    • Custo: grátis
    • Dificuldade: Moderada
    • Distância: 229km do centro de SP
    • Extensão trilha: 0,8km
    • Altitude: 951m
    • Ponto de água: não tem
    • Elevação: 60m

Cachoeira da Bocaina

A entrada do sítio para acesso à cachoeira fica a 9km do Restaurante Pedra Viva. Não há outras placas além da que fica na entrada do sítio, então basta seguir a rua desse restaurante e confiar que você chega lá! Para acessar a cachoeira é preciso pagar R$ 6, sugerimos que leve o dinheiro trocado.

O lugar é lindo, mas não vá esperando encontrar uma daquelas quedas com muita água. Soubemos que ela foi represada mais pra cima, então o fluxo de água é baixo, mas ainda sim vale a pena visitar! Com uma queda de aproximadamente 45m, a Cachoceira da Bocaina certamente vai te impressionar.

Mirante da parte de cima da queda

Não é preciso ter experiência para fazer essa trilha, somente cuidado pois há muitas pedras e por ser uma região naturalmente úmida, algumas escorregam.

Apesar da queda ter pouco fluxo de água, dá pra se arriscar e tomar um belo banho!

Por causa das chuvas, a água não estava cristalina, mas alguns ainda arriscaram um banho e se divertiram!

Informações da trilha:

• Local: Analândia – SP
    • Custo: R$ 6
    • Dificuldade: Fácil/Moderada
    • Distância: 229km do centro de SP
    • Extensão trilha: 0,3km
    • Perda de Elevação: 60m

Além do Restaurante Pedra Viva e do Trailer no início da Trilha do Morro do Camelo, não localizamos outros estabelecimentos nas redondezas, então nossa sugestão é que leve seu lanchinho, água e snacks.

A grande vantagem dessas trilhas é que são curtas, limpas e responsáveis por vistas incríveis! Além disso, são super vazias... acredito que pelo fato de não serem tão populares.

Varatuba Adventure

Um grupo de amigos, apaixonados por trekking e montanhismo. Segue lá nosso canal do Youtube: youtube.com/varatubaadventure Instagran: @varatuba Facebook: Varatuba Adventure

youtube.com/varatubaadventure

Bruno Negreiros, Peter Tofte e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.