AventureBoxExplore
Create your account
Pedra da Mina - Serra Fina

Pedra da Mina - Serra Fina

A Pedra da Mina é oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil, com 2780 metros de altitude.

Mountaineering Hiking Trekking

Localiza-se na Serra Fina. Uma seção da Serra da Mantiqueira. Por sua vez uma das cadeias de montanhas mais importantes do país. A Pedra da Mina situa-se na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, respectivamente ao seu norte e sul, e seu cume forma o ponto tríplice das divisas do município mineiro de Passa Quatro e dos paulistas de Lavrinhas e Queluz.

O cume é ainda o ponto mais alto da serra da Mantiqueira e do Estado de São Paulo, e a segunda montanha mais alta de Minas Gerais.

Além de ser uma das montanhas mais altas do Brasil, a Pedra da Mina também se destaca por sua curiosa história (veja abaixo), já que apesar da sua elevada altitude e de localizar-se relativamente próxima a regiões densamente povoadas, até o início do século XXI a montanha era quase desconhecida. Também não se conhecia sua altitude exata e sua importância não era reconhecida até muito recentemente, mostrando assim que até mesmo no século XXI, a exploração geografica, ainda pode reservar surpresas. No caso da Pedra da Mina, estatísticas oficiais e livros escolares tiveram que ser corrigidos e surgiu um novo e popular destino de montanhismo e ecoturismo.

O nome da montanha deve-se ao fato de que quatro pequenos riachos brotam da montanha próximos ao seu topo.

A Pedra da Mina não se localiza em nenhum parque nacional ou estadual, mas está incluída na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. Portanto, ainda assim conta com alguma proteção legal. Além disto, o lado paulista da montanha faz parte de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Fonte: Wikipédia

Varatuba Adventure
Varatuba Adventure

Published on 06/30/2020 18:13

Performed from 04/04/2019 to 05/05/2019

Views

306

6
Mara Motta
Mara Motta 07/01/2020 16:58

👍👍👍👍👍

Willian
Willian 07/08/2020 18:32

Como é a questão de reabastecimento de água ? E necessário um guia ou vai com gps tranquilo ?

Varatuba Adventure
Varatuba Adventure 07/09/2020 00:06

Willian, blz? Fomos pra Pedra da Mina via Paiolinho, nao fizemos a Serra Fina toda nesse dias. Se for fazer esse caminho, tem alguns pontos de água sim. Mas se for acampar no cume, não esqueça de abastecer pois no cume, eu pelo menos não vi água. Vai com gps/wikiloc tranquilo, mas prepara as pernas pq a subida é punk! 👊

Vitor C.
Vitor C. 07/11/2020 17:34

Fiz somente a Pedra da Mina. Realmente a subida é puxada, alguns amigos que estavam com as namoradas não conseguiram subir ao cume devido ao cansaço e acamparam em um ponto mais baixo.

Varatuba Adventure
Varatuba Adventure 07/11/2020 22:45

É Vitor, o Paolinho é puxado mesmo. Qdo termina de subir um morro, vc vê outro morro na sua frente...rs Parece que nunca vai acabar. rs

Divanei Goes de Paula
Divanei Goes de Paula 06/11/2021 16:41

Ela é o PONTO CULMINANTE da MANTIQUEIRA já há mais de 20 anos , quando o geógrafo Lorenzo Baguinni fez uma medição mais precisa no ano 2.000 , o que acabou por mudar os rumos dessa montanha esquecida, já que todo montanhista daquela época queria subir o novo cume , mais alto que o Agulhas Negras.

Varatuba Adventure

Varatuba Adventure

São Paulo

Rox
812

Um grupo de amigos, apaixonados por trekking e montanhismo. Segue lá nosso canal do Youtube: youtube.com/varatubaadventure Instagran: @varatuba Facebook: Varatuba Adventure

Adventures Map
youtube.com/varatubaadventure

1910 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Renan Cavichi and 385 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruno Negreiros, Renan Cavichi and 141 others support the Together page.