/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ea306ad1d7d7/adventure/5efba9a93e3d9/5efba9a942257-2.jpg)
Pedra da Mina - Serra Fina
A Pedra da Mina é oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil, com 2780 metros de altitude.
Montanhismo Hiking TrekkingLocaliza-se na Serra Fina. Uma seção da Serra da Mantiqueira. Por sua vez uma das cadeias de montanhas mais importantes do país. A Pedra da Mina situa-se na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, respectivamente ao seu norte e sul, e seu cume forma o ponto tríplice das divisas do município mineiro de Passa Quatro e dos paulistas de Lavrinhas e Queluz.
O cume é ainda o ponto mais alto da serra da Mantiqueira e do Estado de São Paulo, e a segunda montanha mais alta de Minas Gerais.
Além de ser uma das montanhas mais altas do Brasil, a Pedra da Mina também se destaca por sua curiosa história (veja abaixo), já que apesar da sua elevada altitude e de localizar-se relativamente próxima a regiões densamente povoadas, até o início do século XXI a montanha era quase desconhecida. Também não se conhecia sua altitude exata e sua importância não era reconhecida até muito recentemente, mostrando assim que até mesmo no século XXI, a exploração geografica, ainda pode reservar surpresas. No caso da Pedra da Mina, estatísticas oficiais e livros escolares tiveram que ser corrigidos e surgiu um novo e popular destino de montanhismo e ecoturismo.
O nome da montanha deve-se ao fato de que quatro pequenos riachos brotam da montanha próximos ao seu topo.
A Pedra da Mina não se localiza em nenhum parque nacional ou estadual, mas está incluída na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. Portanto, ainda assim conta com alguma proteção legal. Além disto, o lado paulista da montanha faz parte de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Fonte: Wikipédia
👍👍👍👍👍
Como é a questão de reabastecimento de água ? E necessário um guia ou vai com gps tranquilo ?
Willian, blz? Fomos pra Pedra da Mina via Paiolinho, nao fizemos a Serra Fina toda nesse dias. Se for fazer esse caminho, tem alguns pontos de água sim. Mas se for acampar no cume, não esqueça de abastecer pois no cume, eu pelo menos não vi água. Vai com gps/wikiloc tranquilo, mas prepara as pernas pq a subida é punk! 👊
Fiz somente a Pedra da Mina. Realmente a subida é puxada, alguns amigos que estavam com as namoradas não conseguiram subir ao cume devido ao cansaço e acamparam em um ponto mais baixo.
É Vitor, o Paolinho é puxado mesmo. Qdo termina de subir um morro, vc vê outro morro na sua frente...rs Parece que nunca vai acabar. rs
Ela é o PONTO CULMINANTE da MANTIQUEIRA já há mais de 20 anos , quando o geógrafo Lorenzo Baguinni fez uma medição mais precisa no ano 2.000 , o que acabou por mudar os rumos dessa montanha esquecida, já que todo montanhista daquela época queria subir o novo cume , mais alto que o Agulhas Negras.