AventureBoxExplore
Create your account
Pico do Itaguaré e seus 2.308 Metros de Altitude!

Pico do Itaguaré e seus 2.308 Metros de Altitude!

O pico do Itaguaré é uma montanha situada na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, na serra da Mantiqueira.

Mountaineering Hiking Trekking

O pico do Itaguaré é uma montanha situada na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, na serra da Mantiqueira. Seu cume está a 2.308 metros acima do nível do mar.

A montanha encontra-se na divisa dos municípios de Passa Quatro e Cruzeiro, mas a zona urbana mais próxima é a da pequena cidade mineira de Marmelópolis.

A subida mais fácil pode ser feita através de uma trilha que parte da zona rural do município de Cruzeiro. O nome Itaguaré pode significar "pedra sagrada" ou mesmo "pedra rachada" em tupi. Suas encostas são íngremes e conforme a altitude aumenta, ficam cada vez mais escarpadas.

Da cidade de Cruzeiro, avista-se o pico em todo seu contorno, tendo este a aparência de um "gigante deitado" ou de "nariz de gigante". É apelidado "Gigante Adormecido". Embora a zona urbana de Cruzeiro diste apenas cerca de 16 km em linha reta do pico, a região do pico do Itaguaré é praticamente deserta e desconhecida.

A montanha é inóspita, com ventos extremamente fortes e noites de inverno em que se registram temperaturas negativas. Alguns pontos de sua subida podem ser utilizados para a prática do voo livre, porém sem nenhuma estrutura adequada. Também fica no pico do Itaguaré a chamada "Toca das Andorinhas", uma pequena caverna que refugia milhares dessas aves, ali muito dóceis. Seu acesso é difícil, conhecido apenas pelos raros nativos da região ao redor do pico. Uma "escalaminhada" de cerca de 3 dias que vem despontando recentemente é a travessia Marins-Itaguaré. Exige bom preparo físico.

Há relatos de alguns montanhistas que realizaram o percurso em apenas um dia, mas isso é recomendado apenas para os muito experientes, devido às condições difíceis da trilha, cheias de montanhas, áreas alagadas, vegetação muito alta e escassez de água potável.

Varatuba Adventure
Varatuba Adventure

Published on 05/19/2020 23:08

Performed from 06/16/2018 to 06/18/2018

Views

401

Varatuba Adventure

Varatuba Adventure

São Paulo

Rox
831

Um grupo de amigos, apaixonados por trekking e montanhismo. Segue lá nosso canal do Youtube: youtube.com/varatubaadventure Instagran: @varatuba Facebook: Varatuba Adventure

Adventures Map
youtube.com/varatubaadventure

1908 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Bruno Negreiros and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruno Negreiros, Fabio Fliess and 156 others support the Together page.