Wilder Gomes Expedições 19/07/2021 13:33
    Pedra Da Santa Rita

Ponto mais alto da cidade de Itajubá

Por mais que a gente ache que conhece todos os lugares, sempre vai aparcer um novo. Eu mesmo, sendo guia, nunca tinha ouvido falar da Pedra da Santa Rita. Foi pelo amigo, Kimura, que me chegou a existência deste local.

O pico fica localizado no bairro São José do Rio Manso, antigo Lourenço Velho, e comumente chamado somente de Bairro do Rio Manso. Sua altitude passa dos 1900 m e é o ponto mais alto da ciade de Itajubá MG.

É uma trilha que não é muito frequentada, mas apesar disso, já houve um acidente em 2019 onde uma moça caiu mais de 70 m e veio a falecer no local.

O acesso não é dos melhores, sendo recomendado inicia-se da pracinha do bairro. Se voce tem um 4x4, vai conseguir subir uns 3 km, sendo que depois dai não é possível por conta das porteiras trancadas.

A trilha em si se faz de começo por uma estrada ingrime com muitos buracos e pedras, depois segue por pasto até se embrenhar na mata. Não há sinalizações, e dependendo da época do ano, o mato pode estar bem alto. Recomendo ir com GPS, ai não tem erro.

Sobre a dificuldade, é uma trilha moderada. Se voce sair da pracinha irá ganhar mais de 980 m de desnível.

É uma montanha muito linda, tem um visual bem legal e pra quem faz higline, há possibilidades de abri uma via por lá, a exposição é alta.

Wilder Gomes Expedições

Conceição Dos Ouros MG

Guia de Montanha na Serra da Mantiqueira

www.instagram.com/willgomesexpedicoes

Peter Tofte, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.