Wilder Gomes Expedições 09/09/2021 11:06
    Travessia Baependi x Aiuruoca

Travessia de 3 dias realizada no Parque Estadual da Serra do Papagaio

Montanhismo Acampamento Cachoeira

Já faz um tempo que eu queria realizar essa travessia, mas devido as circustâncias, foi só nesse ultimo feriado prolongado de 7 de setembro que consegui fazê-la.

O Parque Estadual da Serra do Papagaio (PESP) esta localizado no sul de Minas Gerais e faz parte da Serra da Mantiqueira. Lá dentro você poderá visitar aproximadamente 1.200 nascentes de água, 240 cachoeiras, 28 cânions e mais de 50 trilhas catalogadas. O Parque também abrange a maior reserva de Araucárias do estado de Minas Gerais.

A Travessia Baependi x Aiuruoca é a clássica do parque. Possui uma distância entre 45 km e 50 km dependendo de quais cumes você subir. Ela pode ser realizada em 3 ou 4 dias. Seus principais atrativos são o Pico do Chapéu (Serra do Careta), Pico do Chorão, Pico do Bandeira e Pico do Papagaio, e também as cachoeiras do Juju e do Charco.

A trilha em si não é difícil, não possui dificuldades técnicas. o Crux pode ser a distância ou atravessar o rio Piracicaba (antes ou depois da Caxu do Charco) ou até mesmo o peso da mochila.

O trajeto possui algumas marcações, mas recomendo fortemente ir com um guia ou GPS, pois há muitas bifurcações com trilhas diferentes cruzando a principal.

Uma outra coisa... eu planejei fazê-la em 4 dias, acampando o primeiro no camping do Salvador, segundo dia no Vale da Macieira (Santo Daime) e terceiro dia no camping da bifurcação do Papagaio. Mas tivemos uma surpresa quando chegamos ao Santo Daime... essa área faz parte de uma RPPN, e agora não estão permitindo pernoite neste local. Fomos abordado pelo dono, montado num cavalo branco - o pessoal o apelidou de príncipe - que, gentilmente nos retirou de lá. Ele foi gentil pelo menos, foi educado e nos explicou que é terra dele e ponto final. Futuramente a travessia também não passará mais neste ponto também. Mas voltando ao relato, como não podemos acampar ali, tivemos que tocar mais 4 km a frente, e dormimos no camping retiro dos Pedros.

Isso quebrou nossa logistica, porque depois deste camping até o Papagaio é muito perto, e não valeria a pena acampar mais uma noite. Então decidimos finalizar em 3 dias com 2 camping, terminando no Panorâmico.

É uma travessia que quero repetir, o lugar sem dúvida é único e suas belezas são inegualáveis.