AventureBoxExplore
Create your account
Laguna Quilotoa

Laguna Quilotoa

É uma cratera vulcânica a 3800 metros de altitude e sua água é azul-turquesa ou verde-esmeralda ou tudo isso misturado conforme a luz do dia

Blog Mochilão América do Sul
www.meumochilao.com

Quando alguém me pergunta qual o lugar que mais gostei eu não consigo responder pois todos os lugares são perfeitos. Talvez alguns se destacam na beleza outros se destacam na comida ou cultura e assim vai.

Para escrever esse post eu escolhi aleatoriamente e o local se chama Laguna de Quilotoa que fica no Equador.

Laguna Quilotoa é algo surreal e foi um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Ela é uma cratera vulcânica a 3800 metros de altitude e sua água é azul-turquesa ou verde-esmeralda ou tudo isso misturado conforme a luz do dia. A profundidade é um tanto que desconhecida, porém estimasse que é de 250m e uns três quilômetros de diâmetro.

Para se chegar lá é necessário subir até lá, porém bem diferente da maioria dos vulcões o acesso até Quilotoa é muito simples. Não é necessário fazer nenhum tipo de escalada ou trekking pesado ou até mesmo equipamentos especiais. Existe uma estrutura bem fácil para você chegar até o topo da laguna. Lá é um pouco frio mas bem longe de nevar, a temperatura varia de dez a 15 graus durante o dia. E os ventos costumam ser bem agitados.

Como ir:

Ir a Quilotoa é muito simples e é super normal mochileiros irem sozinhos para lá através de ônibus, porém existe várias agências que fazem esse passeio.

Agência: Você irá gastar cerca de 40 dólares e está incluso o transporte até o local e um guia. Existe saídas de Quito ou Latacunga. Para quem não quer se preocupar muito eu aconselho pois você só tem o trabalho de ir e agencia faz toda a logística.

Sozinho: Depende de onde você vai estar, se for sair de Quito você terá que ir até latacunga. O ideal é estar em latacunga e fazer o passeio para quilotoa e cotopaxi.

Foi essa que escolhi. A Logística é bem tranquila, você terá que pegar um ônibus no terminal rodoviário de latacunga com destino a Zumbahua. Tem ônibus de hora em hora eu peguei os das 9:00 e demora umas 2horas. Sempre tomem muito cuidado com suas coisas dentro do ônibus. Segure sempre com você. O Custo do ônibus é de 2 dólares e com certeza você irá fazer amizades dentro do ônibus com outros mochileiros.

Você irá desembarcar em Zumbahua que fica uns 5km da laguna, mas não se preocupe pois logo que você descer terá algum morador local oferecendo transporte em caminhonete até quilotoa. O Preço é bem tranquilo no máximo 1,5 dólar.

Chegando na Laguna:

Depois de 30 minutos de muita subida você irá chegar na entrada do povoado e turistas terão uma taxa de 2 dólares para entrar na comunidade e já da acesso ao topo do vulcão.

É algo muito engraçado pois na chegada você não parece ver muita graça pois existe algumas barraquinhas, casinhas e cadê a laguna? Basta caminhar um pouco e você irá ter um choque quando olhar para aquela cratera que possui uma lagoa com cores maravilhosas.

Lá em cima terá um mirante que da uma vista privilegiada da laguna.

O que tem pra se fazer lá:

Existem duas formas de passeio para Quilotoa.

A Primeira é você fazer o bate e volta. Ir bem cedo para fazer a visita na laguna e voltar. Quando você chega na laguna você já está no topo dela e a opção é descer e digamos que a descida é bem bacana leva em torno de 30 minutos. A Cada passo é uma parada para fotografia pois o lugar é realmente encantador. Conforme o sol e as nuvens a cor da água muda e cria uma paisagem alucinante.

Lá em baixo você pode alugar um barquinho, caminhar, fazer algumas escaladas em rochas ou apenas ficar de boa. Você poderá encontrar algumas Alpacas por la.É possível também acampar lá em baixo e acredito que seja bem tranquilo pois não tem tanto vento assim.

Eu quando fui não tinha barraca e não sabia disso porém é algo que me arrependo. Lá em baixo acontece algo fantástico pois parece que você está em um caldeirão e as nuvens se movem muito mais rápido criando uma sensação peculiar daquele lugar.

A subida ai sim “o bicho pega”, pois além de ser bem íngreme tem o lado da altitude. Existem até nativos que alugam mulas para levar você. A Subida leva em torno de 1h a 2h.

Depois de fazer o passeio existem vários restaurantes bem legais e depois de comer algo basta pegar uma caminhoneta para lhe deixar em Zumbahua e pegar um ônibus de volta.

A Segunda opção que é a mais TOP e que me arrependo de não ter feito é dormir lá em algum hostel e dar a volta completa na laguna. Lá cada casa de família é praticamente um hostel e você pode se hospedar lá por 8 a 10 dólares com direito a jantar e café.

Existem outras trilhas que podem ser feitas e caso queira existem alguns guias pela região. As trilhas são cerca de 5h e são um pouco pesadas contando que você está lidando com a altitude.

Para quem estiver no Equador, quilotoa é algo obrigatório a fazer e aconselho muito dormir em uma casa de algum nativo e depois fazer a volta completa pela laguna.

Willian Fae
Willian Fae

Published on 10/07/2015 17:13

Performed from 07/03/2014 to 07/05/2014

Views

2671

2
Bruna Fávaro
Bruna Fávaro 10/08/2015 21:39

Uauuu! Que demais esse lugar!

Renan Cavichi
Renan Cavichi 10/09/2015 10:23

Muito massa mesmo, nunca tinha ouvido falar! Valeu a dica Willian!

Willian Fae

Willian Fae

Chapecó - SC

Rox
124

Sou um mochileiro nas horas vagas, e tenho uma paixão por viajar, conhecer novas culturas, apreciar a boa qualidade que todos os países tem.

Adventures Map
www.meumochilao.com

146 Following