AventureBoxExplore
Create your account
Trilha do Pitoco

Trilha do Pitoco

Trilha do Pitoco que possui 5 lindas cachoeiras e está localizada no Oeste de Santa Catarina.

Blog Mochilão América do Sul
www.meumochilao.com

Um dos grandes atrativos da minha terra é a famosa trilha do pitoco onde é possível ter acesso a 5 lindas cachoeiras.

A Trilha do Pitoco está localizada no Interior de Chapecó no Oeste de Santa Cataria, quase na divisa com Rio Grande do Sul ás margens do rio Uruguai. A Trilha possui esse nome em homenagem ao cachorrinho Pitoco, um cão guia da trilha e o primeiro a explorar o local a partir de 1997 quando a trilha começou a receber visitantes.

A Trilha está localizada na propriedade da família Figueira e todos visitantes são muito bem recebidos por eles.

A Trilha é bem tranquila porem a maioria dos turistas fazem apenas a metade pois as duas primeiras cachoeiras são perfeitas para banho. O total de 5km ida e volta e pode ser feito em cerca de 3horas. A Caminhada as vezes é pela mata, as vezes pelo rio mas sempre muito bem sinalizado. O que torna a caminhada agradável é a quantidade de cachoeiras.

A trilha

O local possui espaço para deixar seu carro com segurança, fica bem na casa dos moradores e é pago uma taxa de R$ 10,00 por pessoa para ajudar a manter o local.


A trilha é muito bem conservada e por isso apenas no inicio da trilha existe um pouco de estrutura para camping e acesso a churrasqueiras.

Em pouco tempo de caminhada já se tem acesso a primeira cachoeira que se chama de Nova Vida. Seu acesso é bem fácil pois não tem subidas e obstáculos.

O trajeto até a segunda cachoeira é mais longo de todas e já é possivel pereber que o nível de dificuldade aumenta. Já existe mais mato e alguns obstáculos que aparecem pelo caminho como pontes e escadas improvisadas. Existe também passagem entre pedras através de cordas de aço. Um pouco de cuidado é necessário.

A Segunda cachoeira se chama Corrente Branca.

A partir de agora o caminho entre as cachoeiras é bem menor porém as dificuldades aumentam. É necessário subir pela lateral da queda com o auxilio de cabos de aço

A Terceira cachoeira é a vestido de noiva e é muito linda.

O Caminho para a Quarta e Quinta Cachoeira também possuim uma dificuldade média e é necessário utilizar cabos de aço de apoio para a subida.

A Quarta cachoeira é quase junta com a quinta e se chama de a pequeninha.

Logo acima já estará a ultima cachoeira e maior com cerca de 45 metros de altura.

Como Chegar

A Trilha do Pitoco esta localizada na Linha Alto Capinzal no Goio-ên, à 28 km do centro de Chapecó em direção ao Rio Grande do Sul pela SC-480. O acesso a trilha se dá pela Rota Vale do Uruguai, em torno de 8 km de estrada de chão, em boas condições e com um visual deslumbrante.

Willian Fae
Willian Fae

Published on 10/06/2015 10:32

Performed on 10/06/2015

Views

4492

1
Guilherme Bom Guse
Guilherme Bom Guse 03/07/2016 10:00

Fiz este trilha este final de semana (05/03/2016). Extremamente maravilhosa!!!! Subimos acima da última cachoeira e encontramos outra cachoeirinha encravada na mata! Porém a subida é extremamente perigosa e não aconselho ir!

Willian Fae

Willian Fae

Chapecó - SC

Rox
124

Sou um mochileiro nas horas vagas, e tenho uma paixão por viajar, conhecer novas culturas, apreciar a boa qualidade que todos os países tem.

Adventures Map
www.meumochilao.com

146 Following