AventureBoxExplore
Create your account
Travessia da Serra Fina Solo

Travessia da Serra Fina Solo

A sensação incrível de percorrer a Serra Fina pela primeira vez, sozinho e sem ter encontrado ninguém nos três primeiros dias!

Trekking Mountaineering Camping

Como essa aventura não é novidade para ninguém, pretendo ser breve.

Já se faziam anos que eu queria realizar a travessia da Serra Fina e o mais próximo que eu tinha chegado, até então, era até a cidade de Passa Quatro, quando começou a chover granizo e tive que abortá-la. Os motivos sempre eram os mesmos: a falta de tempo e a previsão do tempo.

Quando iniciei a travessia, numa Quarta-Feira, pensei que encontraria a montanha superlotada, como se vê nos vídeos, mas para a minha surpresa, só encontrei um grupo de quatro homens quando eu já estava no meu último dia de travessia.

A vontade de ir sozinho e a falta de companhia foram o que me levaram a fazê-la solo e sem resgate. Embora isso seja desafiador, não recomendo, mas também não me arrependo. Existem uma infinidade de perigos, assim como em qualquer outra trilha. Eu mesmo me deparei com um enxame de abelhas próximo ao acampamento Dourado. Tive sorte de perceber a presença delas antes de elas perceberem a minha. Se o contrário acontecesse e eu fosse atacado, não teria muito o que se fazer.

A beleza do lugar esconde em seus detalhes o desrespeito e o egoísmo de alguns "montanhistas": por todo o caminho encontrei embalagens de alimentos, lenços umidecidos e papel higiênico. Tirando este detalhe, essa aventura foi de mais.

No final, já na rodovia BR-485, me deparo com um outro desafio: conseguir carona até Itamonte estando na chuva e molhado.

As fotos e o vídeo mostrarão melhor como foi essa aventura.

Abraço a todos!

tracklog: retirada do www.seumochilao.com e editada por mim. (obs: Nessa tracklog, PLA = Possível Local de Acampamento).

César Zamparo
César Zamparo

Published on 09/17/2016 21:14

Performed from 08/17/2016 to 08/20/2016

Views

6055

11
Guilherme Juliani Gomes
Guilherme Juliani Gomes 09/20/2016 01:18

Caramba! Ficou muito show o vídeo! Deve ter sido muito legal a experiênci de ter feito sozinho por 3 dias, parece incrível essa trilha, ainda vou fazer, mas com certeza me inspirou!

Marcelo Santiago
Marcelo Santiago 09/20/2016 18:56

Show!! Parabéns

Bruna Fávaro
Bruna Fávaro 09/21/2016 07:44

Caraca! Iradíssimo! Parabéns pelo registro e pela empreitada, Cesar. As fotos estão incríveis!

César Zamparo
César Zamparo 09/24/2016 08:44

Obrigado, galera! Lapinha x Tabuleiro ainda não fiz, mas com ctz está nos meus planos Bernardo! Renan, por incrível que pareça, a previsão era de chuva todos os dias e relampejou muito por toda a noite que passei na pedra da mina (mas as nuvens estavam abaixo do acampamento). Guilherme, fazê-la solo foi mto foda, vc reflete mta coisa hehe.. tem tempo pra admirar mais os lugares, etc... quero fazer outras assim. Bruna, obg.. e eu preciso pegar algumas dicas sobre Dientes do Navarino contigo, coisas que não encontrei no relato, ok?

Bruna Fávaro
Bruna Fávaro 09/29/2016 15:20

César, fique à vontade para perguntar! É isso aí, voltamos de uma já pensando na próxima né! rsrsr \m/

Mascarenhas
Mascarenhas 10/13/2016 11:48

show cara! belas fotos!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 11/16/2016 17:07

Muito show César!!! Lindas fotos...

Jhon Amaral
Jhon Amaral 10/31/2019 12:52

Show de bola ! Meta de vida fazer essa trip !