AventureBoxExplore
Create your account
01 - Laguna Wilcacocha (3.725m)

01 - Laguna Wilcacocha (3.725m)

Um dia de hiking na Cordillera Negra/ Huaraz - Peru *Veja a sequência de relatos da região norte do Peru!

High Mountaineering Mountaineering Hiking

THE TEAM

“E as montanhas são um lugar lindo onde posso enfrentar esses desafios. E o principal é que você enfrenta ao lado de amigos escolhidos a dedo que tem metas, aspirações e éticas similares a sua.” - Ed. Viesturs

Essa é o primeiro post com a sequência de aventuras pela região Norte do Peru. Sendo composta pelos seguintes relatos seguintes no meu perfil:

01 - Laguna Wilcacocha (3.725m)

02 - Laguna Paron (4.205m)

03 - Laguna 69 (4.200m) + Trek Santa Cruz (4,750m)

04 - Trek Vallunaraju + IceClimb (4.945m)

05 - Trek Campo Base Ishinca (4.440m)

06 - Nevado Mateo (5.150m)

=============================================================

Dados Necessários:

  1. Transporte Coletivo "Puente Santa Cruz": 4 soles (pegar prox ao Mercadão de Huaraz)
  2. Distância: 7km aprox
  3. Tempo de caminhada: 3 horas
  4. Não confundir as trilhas com as estradas.

HUARAZ (3.100m)

É um ponto necessário para ser visitado por todas aquelas pessoas que amam esportes de aventura no Peru , a partir desta cidade você encontra circuitos de trekking e as montanhas para subir na Cordilheira Branca, Cordillera Huayhuash e Cordillera Raura. Mas também tem fácil acesso a Cordillera Negra.

A Cordillera Negra até então não é de grande atração turística, mas é altamente recomenda como trekking de altitude, para nós 4 seria nossa primeira jornada acima dos 3100m; e também um belo mirante em paralelo com a Cordillera Blanca .Com praticamente nada de Neve, a Cordillera Negra mantêm esse nome por tal razão, a Laguna Wilcacocha é uma laguna que não provem de degelo por isso ela é inapropriada para consumo, o terreno é altamente seco,o que gera combustão instanea natural do solo, presenciamos isso lá.... Bom aqui vai um pouco da nossa vivência de um dia.

Era por volta de 11h da manhã, passamos no mercado para comprar água e ir ao ponto de ônibus para pegar o transporte público que nos levaria a entrada da Trilha.

Chegamos por volta de 12h aproximandamente para fazer a trilha, estávamos somente com o croqui e um GPS Garmin sem a track hahaha, começamos a trilha por uma estrada como pode ver na foto abaixo (ponto Puente Sta Cruz).

Da pra ver a Van que nos deixou no ponto de entrada, na foto ao fundo seguindo viagem.

Seguimos subindo a estrada que dá inicio a trilha, com muitos zigui-zagues e curvas debaixo de sol forte caminhamos, encontramos com muitos moradores nativos da região, alguns deles bem ápaticos com turístas; infelizmente há trechos com sujeira nessa região tão seca, encontramos um grande abismo com várias embalagens de marmita de isopor e garrafas plásticas.

Ficamos cada vez mais motividos quando começamos a ver as montanhas nevadas do outro lado, na nossa cabeça estava chegando hahaha, como não levamos o track começamos a brincar de orientação. Demos por conta que algumas vezes pegamos curvas erradas, eram as estradas para nos confundir, a trilha muita das vezes se escondia.

Pausa para o lanche...

Eu e Allan paramos de baixo da única árvore que encontramos pelo caminho, sem água potável em abundancia precisávamos manter a temperatura do corpo estável.

Os meninos pararam para obersvarem a montanha que tanto cobiçavamos - Tocllaraju.

Enfim depois de quase 3horas de caminhada, nós chegamos a Laguna que para nossa surpresa estava no meio de elevações que com pouca observação passaria batido de nossa visão.

Ganhamos nosso presente, e ai está a visão Panorâmica em Paralelo a Cordillera Blanca. Observe o mapa e veja como está uma em relação a outra!

Na hora de ir embora, pegamos uma carona com nativos que faziam trabalho local pela região, saímos da laguna perto de 16h e sabíamos a encrenca que sera voltar hahahha, claro que não recomendamos essa volta insana, por razões de segurança, mas era nossa única chance de voltar de dia para Huaraz, tomamos a Van local de volta pra cidade.

Nosso erro foi não ter levado track só croqui, mas sabíamos do risco de não voltar cedo.

Tem uma bela visão e nos serviu como Dia 1 de Aclimatação, chegando a 3.700+ de altitude.

Dri @Drilify
Dri @Drilify

Published on 12/23/2018 15:09

Performed on 09/06/2018

2 Participants

Tiago Amaral Samuel Gonçalves

Views

2141

2
Renan Cavichi
Renan Cavichi 12/29/2018 17:18

Demais! As fotos ficaram incríveis!

Caveiras da Montanha
Caveiras da Montanha 06/13/2019 15:23

Parabéns Dri pelo relato!