AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Dri @Drilify 10/09/2021 22:16
    Torres De Bonsucesso (Torre Central, Maior, Torres Ocultas),

    Torres De Bonsucesso (Torre Central, Maior, Torres Ocultas),

    Torre Maior (2.000 m), a Torre Central (1.860 m) e o Ferro de Passar Roupa (1.630 m) e Torres Ocultas (Panorama a Bessa) - TERESÓPOLIS

    Hiking Montanhismo

    A foto tradicional

    Domingo de manhã, nosso destino têm sido Teresópolis e uma trilha que tínhamos muita vontade de fazer finalmente saiu do papel >>> Torres de Bonsucesso.

    Ao longo de quase toda a RJ-130, rodovia que liga Teresópolis a Nova Friburgo, está o Vale dos Lúcios, uma entrada da avenida principal (referência posto Ipiranga), é possível perceber a mudança da paisagem para um turismo rural.

    Detalhe para as plantações, fotografia tirada na volta.

    Muitas coisas chamam a atenção e uma delas foi entrar numa rua bem estreita e termos que falar com um dos moradores sobre o caminho, logo ela percebeu que não éramos cariocas e foi curioso aquele encontro haha e a troca cultural. Seguimos até que nos separamos com muita plantação de alface, eu gravei o track de entrada até o estacionamento principal porque é um pouco confuso. O estacionamento continua cobrando R$20 reais a entrada pelo que vi desde 2018 até então.

    As Torres de Bonsucesso fazem parte do Parque Estadual dos Três Picos, contendo então: Torre Maior (2.000 m), a Torre Central (1.860 m) e o Ferro de Passar Roupa (1.630 m) as mais famosinhas e que atraí muitos turistas e também possuí as Torres Ocultas (Panorama a Bessa, como está registrado em alguns mapas). Não tem controle de acesso, a trilha não é sinalizada, mas aonde se colhe o dinheiro do estacionamento eles anotam o nome e indicam pra quem nunca fez aonde é a porteira inicial da trilha,não é permitido acampar.

    Iniciamos por volta das 8:30 a trilha e sabíamos que tínhamos que voltar pra São Paulo não muito tarde, nosso objetivo era até Torre Central onde muitos vão, mas a pernada tava boa e então chegamos cedo e com visual ainda fechado, avistamos a "Pedra Entalada" e as nuvens começaram a passar rapidamente e dar espaço para uma visão única das paredes verticalizadas, nos lembrando um pouco do filme Cerro Torre. Bom estávamos seguindo o tracklog de um amigo nosso, Henrique que estava bem completinho a ida até às Torres Ocultas e assim seguimos nossa jornada.

    Aquele zoom na Pedra Entalada, tem uma trilhinha até a Pedra com tamanho razoável de um ônibus, onde muitos tiram a famosa foto, de lá é possível escutar som de pássaros ecoando na fenda.

    O acesso a Torre Maior já é feita sob trilha mais fechada, com bambuzal e lances de corda fixa (mal cuidadas) ao total 4 lances sendo o último dentro de uma caverninha. A medida que íamos subindo o tempo ia abrindo e estávamos sendo presenteadas com visual único das montanhas ao redor.

    Chegamos no cume da Torre Maior e um mar de nuvens fantástico nos esperavam. Claro que estávamos extasiadas e sem fôlego, estar ali era uma conquista e tanto.

    Eu e Lê assinando o livro do cume.

    Seguimos a trilha em direção as Torres Ocultas, que por sinal é linda, entendemos o porquê do nome, ela no visual não aparece está para o outro lado, a parte de acesso a essa trilha é necessário o GPS porque passa por capim alto e a navegação se torna difícil principalmente se o tempo fechar, desce um pouco e depois começa a ganhar altitude novamente e a subida final do cume é orientada por tótens, algunas fitas nos ajudaram a seguir a trilha também.

    Três Picos e Capacete vistos da trilha que leva às Torres Ocultas

    Chegamos no cume era 12h e era só nosso, alegria de reconhecer as montanhas de Teresópolis, feliz por mais essa trilha, assinamos o livro, lanchamos e 12:30 começamos a descer porque tínhamos ainda longa viagem. Visual todo aberto, a descida também foi linda, as Torres o tempo todos nos hipnotizando e um detalhe meu wikiloc deu uma desconfigurada ali nas Torres Ocultas na hora da volta, não é a toa isso acontecer porque é muita rocha, então por esse motivo tem uma linha reta na minha rota na volta.

    Livro do cume das Torres Ocultas

    Nesse mesmo final de semana fizemos Mirante do Inferno, dica do que fazer no sábado como nós fizemos haha.

    Na volta paramos para olhar e admirar o projeto da prefeitura de Teresópolis, os pontos de ônibus de leitura, tava novinho e ainda encontramos um livro de pinturas de artistas que retrataram muito bem a região (observação: não encontramos nenhum ônibus pasando por ali até então mas têm).

    Aproveitei para me despedir da região tirando foto com os ipês amarelos, lindos por sinal, na foto abaixo aparece as Torres bem lá no fundo.

    E uma coisa curiosa aconteceu, achamos os alfaces tão lindos que fomos andando com o carro devagar, comentamos será que eles vendem pra nós? Aí o menino de bicicleta falou "pode pegar" sorriu e nós como assim ? Haha e o pai dele veio e falou pode escolher e levar, não precisa pagar.

    Foi engraçado, voltamos com o porta malas com vários alfaces 😂.

    Povo muito acolhedor, pois é levando alface de Teresópolis para Sampa.

    Bom nossa trip foi perfeita 🙏🏻⛰️❤️

    Mais fotos pra quem aprecia, na aba fotos .

    Meus agradecimentos ao Henrique, que tava com track no wikiloc impecável. Fazer trilhas na pandemia em número menor de pessoas me fez conhecer lugares novos e voltar para a mesma cidade e conhecer mais ainda Teresópolis.

    Gratidão e respeito sempre às Natureza.

    Dri @Drilify
    Dri @Drilify

    Publicado em 10/09/2021 22:16

    Realizada em 08/08/2021

    Visualizações

    1016

    1 Comentários
    Fabio Fliess 10/09/2021 23:43

    Uma das trilhas com o visual mais incrível da serrinha. Parabéns Dri.

    1
    Dri @Drilify

    Dri @Drilify

    São Paulo

    Rox
    3589

    Adriane Ferreira 29 y, montanhista, trilheira, viajante, professora e artista. 🎨 IG @drilifyArt

    Mapa de Aventuras
    www.drilifyart.com.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Bruno Negreiros, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.