AventureBoxExplore
Create your account
Trilha Do Ouro - Serra da Bocaina

Trilha Do Ouro - Serra da Bocaina

3 dias de trilha, com início em S. José do Barreiro no Vale do Paraíba(SP) e fim na Vila de Mambucaba no litoral de Angra dos Reis (RJ)

Trekking Waterfall

A Serra da Bocaina é considerada pelos esportistas praticantes do trekking como o Paraíso do Trekking no Brasil e a Trilha do Ouro é hoje uma das travessias brasileiras mais famosas.

Tem início na pequena cidade de São José do Barreiro no Vale do Paraíba(SP) e termina na Vila de Mambucaba no litoral de Angra dos Reis (RJ) cortando o Parque Nacional da Serra da Bocaina em sua porção mais selvagem.

Possui grande parte de seu leito coberto por grandes pedras colocadas por escravos nos fins do século XVIII.

15/11/2018 – Deslocamento para São José do Barreiro em VAN dormir em pousada na cidade

Dia 16/11/2018 - 07:30 – Saída para a Serra da Bocaina em van - (26km). São 1,5hs até a portaria do parque e 8 horas de caminhada.

Caminhada de 23km passando pela Cachoeira de Sto Izidro, Cachoeira das Posses e Vale do Bonito. Chegada no primeiro acampamento. Nas casas de colono, eles oferecem jantar e café da manhã.

17/11/18 - Início da caminhada de 10km pela Trilha do Ouro. Visita á Cachoeira do Veado 200m em duas quedas.

18/11/18 - Início da caminhada de 18km pela Trilha do Ouro.

O percurso é difícil, é necessário usar uma bota apropriada para caminhar, pois o terreno em alguns trechos é escorregadio e irregular. Uma boa dica é ao caminhar, colocar o calcanhar entre as pedras, pois desta forma, evitará os frequentes escorregões. Outra dica importante é estar o tempo todo com calças compridas e não sair da trilha porque, sendo o percurso mais selvagem, pode haver cobras. Sempre observe onde irá sentar ou colocar as mãos. Nunca ultrapasse o Condutor/Guia da frente, porque ele estará fazendo a segurança do grupo.

Chegada ao final da trilha e traslado em condução (mesma Van que nós trouxe).

Grau de Dificuldade: ALTO, programa recomendado apenas para pessoas que possuam um bom condicionamento físico e o hábito de participar de longas caminhadas.

Há fontes de água potável na trilha nos 3 dias. Quem quiser pode levar hidrosteril ou pastilhas purificadoras de água.

As casas de colono são de pau a pique e bastante simples, algumas não possuem eletricidade, o pernoite é feito em quartos coletivos, não é necessário levar roupa de cama.

O banheiro é coletivo e tem serpentina para esquentar a água.

Amanda Marino
Amanda Marino

Published on 09/14/2020 12:59

Performed from 11/15/2018 to 11/18/2018

Views

44