Ana Retore 07/08/2017 02:04 com 2 participantes
    Hiking Laguna Esmeralda Ushuaia – AR

Trilha de 9km (ida e volta) para a Laguna Esmeralda, um dos mais belos cenários de Ushuaia, na Argentina.

Hiking

Quando abro cada manhã a janela do meu quarto
    É como se abrisse o mesmo livro
    Numa página nova…

Mario Quintana

O destino:

Em nossa viagem à Argentina, acabamos indo à Ushuaia por conta de uma mudança de rota envolvendo nevascas descomunais em nosso primeiro destino. Sem muito planejamento e decidindo de última hora fomos parar no fim do mundo, em pleno inverno patagônico. Ushuaia, é um lugar com uma natureza ímpar, com dias muito curtos na temporada de inverno (sol entre as 10h e as 18h) e com infinitas coisas para se fazer.

No nosso primeiro dia na Tierra del Fuego, fizemos um Hiking para a Laguna Esmeralda. Contratamos uma guia de montanha, o Gabriel Ignacio, da Ushuaia Aventura que nos levou, juntamente com mais duas colegas até o local da trilha. Percebemos a importância de se fazer essa trilha com alguém que conheça o local, entenda das técnicas da caminhada no gelo e ensine a utilizar os equipamentos (nessa trilha utilizamos apenas bastões e grampões presos às botas, mas há casos em que se usa raquetes de neve e outros equipamentos específicos). Fazer uma trilha na neve requer bastante cuidado e, na minha opinião é mais cansativa - principalmente porque em partes de gelo sólido é necessário caminhar com muito mais força nos pés, para que os grampões se fixem na superfície extremamente lisa, a fim de evitar tombos e acidentes maiores.

A trilha:

A trilha da Laguna Esmeralda é de fácil acesso, se encontra à beira da Ruta Nacional 3 no Valle de Lobos, e fomos até lá de carro com o transfer previamente agendado com o guia. É uma caminhada leve, mesmo no gelo, que passa por um lindo bosque onde também circulavam trenós puxados por cães e motocicletas de neve. O caminho é identificado por algumas marcações azuis nas árvores.

Após cruzar a primeira área de bosque, passamos por uma área de vegetação degradada pelos castores. Neste ponto, o Gabriel explicou que o castor é um animal não nativo, que foi introduzido na Patagônia pelo homem, e hoje, por não ter predadores naturais, tem-se multiplicado descontroladamente e tem feito um grande estrago na biodiversidade local, especialmente na vegetação.

Após terminar a área dos bosques, entramos em uma área mais aberta da trilha, onde o cenário é simplesmente espetacular. Uma grande área plana de neve, cercada por montanhas branquinhas, o céu azul e a luz do sol dando um tom quente à gélida paisagem formou um desses cenários que a gente guarda na memória, porque nenhuma fotografia consegue ser tão fiel. Caminhamos mais alguns km nessa paisagem impressionante, até chegar ao nosso destino. A Laguna Esmeralda leva esse nome, devido à sua coloração esverdeada, mas como estava completamente congelada, acabamos não comprovando sua nuance de cor rsrs. Mesmo assim, é um lugar lindo! Perdemos algum tempo admirando a paisagem, brincando sobre a lagoa congelada, e logo retornamos.

A trilha durou aproximadamente 5 horas, com 9km de extesão (ida e volta), altitude máxima 395m. Essa é uma atividade relativamente fácil, com um visual impressionante e é uma parada obrigatória para quem estiver passando uns dias por Ushuaia. Vale muito a pena!