Ana Retore 13/11/2020 22:53 com 3 participantes
    Pedra do Coração e Pedra Grande de Atibaia - SP

Um passeio de 4x4 até a Pedra do Coração e a Pedra Grande de Atibaia. Uma boa pedida para um final de semana com amigos.

4 x 4 Cachoeira Off-Road

A Pedra Grande de Atibaia é um ótimo roteiro para quem busca passar um dia ao ar livre com família e amigos. Localizada na Serra do Itapetinga, entre é uma montanha de 1.418 m, de altitude e com uma superfície extensa que permite que muitas pessoas acessem o local ao mesmo tempo.

O acesso se dá pela Estrada Municipal da Pedra Grande, aproximadamente no km 65 da Rodovia Dom Pedro I. É possível ir de carro até o cume, porém vale lembrar que as condições da estrada de terra nem sempre são as melhores.

Nós saímos de Caraguatatuba por volta das 8h da manhã. Encontramos alguns amigos que vinham de São José dos Campos no meio do caminho, e seguimos rumo à Atibaia. Nossa primeira parada foi a Cachoeira do Barrocão.

A partir daí seguimos caminho, passando pela Pedra do Coração, e na sequência paramos em um lugar onde era possível avistar toda a região do alto. A paisagem é muito bonita, e a relativa facilidade de acesso torna o passeio uma boa pedida pra fazer com crianças.

Na sequência, fomos de carro até o nosso destino principal: a Pedra Grande de Atibaia. Chegando lá, havia profissionais do Parque Estadual orientando sobre o estacionamento e a necessidade de uso de máscaras buscando proteger os turistas do contágio da Covid-19.

O maciço é tão grande, que é possível estacionar muitos carros no cume. A vista lá de cima é de fato linda, mas o que mais me impressionou na Pedra Grande de Atibaia é a sua extensão. É tão enorme que, por mais que tivesse muuuuitas pessoas lá, não parecia em nada com a clássica aglomeração nos cumes pra ver o pôr do sol na montanha.

Por fim, almoçamos em um restaurante no caminho e seguimos de volta pra casa. Este é um passeio fácil, seguro e que vale a pena para quem quer uma programação tranquila. É isso aí, valeu pessoal ;)