AventureBoxExplore
Create your account
Salto São Francisco - Prundentópolis/Guarapuava PR

Salto São Francisco - Prundentópolis/Guarapuava PR

Hiking para chegar ao pé do Salto São Francisco - a maior queda do sul do Brasil e uma das maiores do país

Hiking Waterfall

O Salto São Francisco é a maior queda d'água da região sul do Brasil e uma das maiores do país. A queda fica localizada na tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, no Paraná. O salto fica dentro da área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança. O acesso até o parque é feito de carro, com boa parte do trajeto sem pavimentação. O local oferece estacionamento, banheiros e uma lanchonete. O caminho sinalizado leva até o topo da cachoeira, onde tem vários lugares onde você pode ver os picos mais altos da região.

Mas ver tudo de cima é fácil e acessível. O grande desafio reside em descer até o pé da cachoeira (e depois voltar, claro). Eu fiz essa trilha em 2015, então pode ser que tenham algumas alterações recentes, porém me reservo no direito de compartilhar aqui a minha experiência na época.

Existem diferentes trilhas para chegar até a base da cachoeira. A trilha que pegamos, era supostamente a mais curta, porém feita em sua maior parte em mata quase fechada. Não havia caminhos bonitinhos, nem escadas, nem corrimões, nem nada te protegendo quando você está costeando uma ladeira íngreme (como eu já vi em alguns trekkings por aí). É na raça mesmo, e é bem importante ir com alguém que já conheça o caminho.

A descida até a margem do rio, é relativamente tranquila. Tem bastante partes íngremes, e com muitas pedras. Costeando o rio, apesar de alguns obstáculos, o caminho fica mais fácil e tem algumas quedas menores no caminho.

A parte mais difícil na minha opinião foi chegar de fato ao pé da cachoeira. A primeira parte é uma ladeira, com uma trilha estreita no meio da vegetação. Por causa da umidade, a trilha vira pura lama, então é bem fácil cair e sair escorregando morro abaixo haha.

Depois dessa parte, vêm as pedras, que são ainda mais escorregadias. Nessa parte já começa a ficar encharcado com a névoa que sai da cachoeira - o que foi muito legal, porque fizemos a trilha em um dia muuuuuito quente.

A queda tem 196 metros, do tipo que tem que tirar uma panorâmica para aparecer tudo em uma foto só. Aquele pontinho vermelho na foto abaixo sou eu.

As horas de trilha para chegar até esse lugar valem muito a pena. Você chega imundo e cansado, mas aí vem uma névoa fresca e limpa, com cheiro de natureza, e você repõe todas as tuas energias. Claro, depois tem toda a volta até o topo, mas é bem gratificante ver com os próprios olhos uma beleza imponente, de difícil acesso, e tão tranquilizante ao mesmo tempo.

Ana Retore
Ana Retore

Published on 07/25/2016 22:27

Performed on 05/02/2015

1 Participant

Laura Retore

Views

5466

7
William Jhones
William Jhones 09/06/2016 23:54

Que máximo! Está no meu roteiro da próxima viagem passar por esse lugar... Você consegue passar informações de preços? (Entrada, pousada...)

William Jhones
William Jhones 09/07/2016 00:00

Ah, e dá pra ir de bike até a entrada pelo menos?

Ana Retore
Ana Retore 09/12/2016 14:46

Olá William, tudo bem contigo? Olha, acredito que você consiga ir de bike sim. É uma estrada íngreme, pois você tem acesso ao topo da cachoeira. Eu não tenho certeza se tem alguma pousada por perto, porque nós fizemos um bate-volta. A entrada é gratuita, e talvez você consiga deixar a sua bicicleta no estacionamento.

Ana Retore
Ana Retore 09/12/2016 14:47

Vale muito a pena o passeio! Recomendo ;)

William Jhones
William Jhones 09/13/2016 06:57

Tudo bem sim, e você? Que maravilha! Obrigado!

Júnior (Barba Ruiva)
Júnior (Barba Ruiva) 12/14/2017 12:01

😱 quero muito ir nesse lugar!

William Jhones
William Jhones 12/24/2017 10:09

Cara, realizei este sonho dia 06 deste mês! O local é sensacional! Fiquei espantado com a grandeza da Natureza nesse lugar! Quando for, sugiro que vá de manhã pois a trilha para chegar ao pé da cachu é difícil, levei 70 minutos pra chegar e 50 minutos pra subir(subi correndo em boa parte). E sugiro que almoce no restaurante Bioma que tem lá, a comida é super boa e o Cássio e a Clarita são muito legais! Abraços!

Ana Retore

Ana Retore

Videira-SC Oswego-NY Curitiba-PR

Rox
1556

Porque, no futuro, vou mostrar esse perfil para os meus netos 😊

Adventures Map
www.anaretore.com

2 Posts


3548 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Bruno Negreiros and 385 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 140 others support the Together page.