AventureBoxExplore
Create your account
Trilha Ana Chata | São Bento do Sapucaí - SP

Trilha Ana Chata | São Bento do Sapucaí - SP

Hiking saindo do estacionamento do Bauzinho até o cume da montanha Ana Chata próximo a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, São Paulo.

Hiking Mountaineering

No feriado de carnaval fomos até São Bento do Sapucaí - SP aproveitar a grande diversidade de belezas naturais da região. Nos hospedamos no abrigo de montanha Montanhismus, e de lá seguimos até a entrada da Pedra do Baú. Por ser feriado e com o tempo aberto, o local estava lotado e conseguimos estacionar apenas nas últimas vagas disponíveis. É cobrada uma taxa de acesso no valor de R$10,00 por pessoa.

Nossa primeira parada foi o Bauzinho, um local de fácil acesso e com uma vista incrível. Lá é possível ter uma vista bem próxima da Pedra do Baú e de muitas montanhas da Serra da Mantiqueira. Por ser de fácil acesso e ter uma vista recompensadora, vale muito a pena fazer este pequeno trecho. Não é sem razão que o Bauzinho estava lotado, cheio de famílias, gente nova e idosa apreciando a passagem.

Deixamos todo o pessoal para trás, e seguimos pela trilha da Ana Chata. A primeira parte da caminhada é tranquila, com bastante sombra, trilha bem demarcada e bons trechos de descida. Há alguns poucos lugares onde é preciso um pouco mais de atenção, mas nada além do normal. Quase no cume, vem uma das partes mais desafiadoras: a subida pelos pequenos trechos de via ferrata. Passa-se por dentro de uma caverna, e em seguida por lugares que, mesmo com as proteções de ferro, são bem próximos ao precipício. Confesso que fiquei com um medinho rsrs, mas me concentrando no próximo passo e não olhando tanto para baixo chegamos até o cume. O cume da Ana Chata também estava lotado, desde escaladores até outras pessoas que encontramos na trilha. Lá de cima é possível ver o lado oposto da Pedra do Baú (em relação ao Bauzinho). De fato, sua imponência e beleza nos deixam uns minutos abismados admirando aquela obra prima da natureza.

Encontramos uma pequena sombra para nos abrigar do sol forte de início da tarde, onde fizemos um lanche, tiramos várias fotos e nos demos um tempo para descansar e aproveitar aquele momento. Contemplando o dia lindo e a paisagem estonteante que se mostrava diante de nossos olhos, perdemos algum tempo ali, e quando resolvemos descer, todos já haviam ido. Isso foi bom, pois permitiu que fizéssemos o retorno no nosso próprio ritmo. O retorno foi mais rápido, pois fizemos menos paradas para fotos e lanchinhos. No total, foram 4h30 e 8km de trilha, em um ritmo bem tranquilo.

Foi um domingo de carnaval muito bem aproveitado. Recomendo para quem estiver passando pela região conhecer este lugar pois vale muito a pena! E sim, antes de terminar, as piadinhas relacionando o meu nome e o nome da trilha foram uma atração a parte hahaha.

Informações:

Abrigo Montanhismus - Estrada dos Serranos, 1505, km 2. São Bento do Sapucaí - SP

MoNa Pedra do Baú (Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú) - Estrada do Paiol Grande/Campista. Horário de funcionamento: das 8h às 18h

Ana Retore
Ana Retore

Published on 05/01/2018 20:49

Performed on 02/11/2018

1 Participant

Renan Cavichi

Views

5651

4
Ana Reis
Ana Reis 08/28/2018 22:49

Muito legal olha que já fui tantas vezes na Pedra do Baú tanto pela face sul como norte, mas nunca até Ana Chata, na próxima vez com certeza irei. Gostei do seu relato

Ana Retore
Ana Retore 08/28/2018 23:35

Legal Ana! E eu ainda não fui na Pedra do Baú 🙈 Cada um explora onde dá né rsrsrs Um abraço e boa aventura!

Bruno Aventura
Bruno Aventura 10/18/2018 12:00

Parabéns, quero fazer um dia...

Adélis Constantino
Adélis Constantino 03/20/2019 21:22

Parabéns! Adoro subir a Ana Chata

Ana Retore

Ana Retore

Videira-SC Oswego-NY Curitiba-PR

Rox
1617

Porque, no futuro, vou mostrar esse perfil para os meus netos 😊

Adventures Map
www.anaretore.com

2 Posts


3705 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Dri @Drilify and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruna Fávaro, Fabio Fliess and 156 others support the Together page.