Ana Retore 06/03/2021 18:48 com 1 participante
    Trilha Praia da Lagoa - Uma Praia Deserta em Ubatuba

A Praia da Lagoa, fica próxima à Praia da Tabatinga, na divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.

4 x 4 Hiking

Seguindo as orientações sobre manter distanciamento social, evitar locais fechados e aglomerações, eu e o Renan decidimos passar uma tarde de domingo em uma praia deserta, a Praia da Lagoa, em Ubatuba-SP.

Saímos de Caraguatatuba e fomos de carro até a praia Ponta Aguda. Como a estrada até lá é ruim, decidimos ir de 4x4 (mas dá para ir com qualquer carro). De lá, iniciamos uma trilha no final da praia. A trilha é curtinha, aproximadamente 30min de caminhada, mas tem locais bem fechados pela vegetação e alguns momentos é preciso contar com o apoio de uma corda para não cair morro abaixo.

Chegando lá, desfrutamos a nossa tarde nesse lugar lindo. De fato a praia é deserta, encontramos apenas mais um casal, que provavelmente tinha chegado um pouco antes de nós. A praia vazia, com um mar limpo, rodeada por montanhas é de fato uma imagem que acalma qualquer mente ansiosa ou preocupada.

Mas a maior beleza do lugar, na minha opinião, ainda estava por vir. Há uma lagoa, que dá o nome à praia, no final da sua extensão. Uma lagoa de águas escuras e quentes, calma como um espelho, refletindo as montanhas na sua encosta. O mais bonito ainda, é que a lagoa não encontra o mar, então há uma faixa de areia onde, de um lado você tem o mar, e do outro a lagoa.

Confesso que foi uma tarde muito gostosa. Um momento de paz e sossego, para estar perto da natureza e agradecer por tantas coisas boas. Depois de aproveitarmos água doce e água salgada, fazermos um lanchinho e descansarmos, decidimos retornar. Voltamos por uma outra trilha, que é mais curta no pedaço de mata, mas que depois tem um trajeto mais longo de estrada. Foi muito legal! Fica aí a recomendação para quem estiver pelo litoral de SP 😉

OBS: sim, todo paraíso tem mosquito. E nessa praia não é diferente. Levar um repelente é uma boa dica 😅