AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
André Lima 05/08/2019 10:21
    Serie Pedal Rio Grande da Serra – Bertioga

    Serie Pedal Rio Grande da Serra – Bertioga

    Uma pequena série de pedal no mesmo roteiro realizadas entre 2009 e 2012

    Cicloviagem

    Vamos para mais um post nostálgico de um roteirinho simples e divertido que já rolou algumas vezes e que resolvi resgatar para compartilhar com vocês.

    São apenas 90km com início em Rio Grande da Serra, passando por Paranapiacaba, Taquarussu, Quatinga, Taiaçupeba, é um roteiro simples, misto entre asfalto e estradas de terra com cascalho que proporciona muita diversão e finaliza com a descida da Mogi-Bertioga. Fiz esse roteiro cinco vezes, mas esse post é um resumo das quatro primeiras, pois em breve irei colocar o relato da última vez que fiz esse roteiro em 2014 o estendendo até São Sebastião.

    1ª Viagem

    Conheci esse caminho em um role organizado por uma bike shop de São Paulo em 2009, quem me deu a dica na época foram meus amigos Luis e Rafael, logo fiz a minha reserva no passeio que era pago, pois tinha carro de apoio com lanche e ônibus de Bertioga para o Jabaquara. Na época eu já conhecia um pouco a região de Paranapiacaba, mas antes desse passeio, eu não sabia que era possível chegar na Mogi-Bertioga por esse caminho, tinha tanta gente, que no retorno, além do ônibus reservado pela organização foram compradas passagens extra para outro ônibus que estava fazendo a linha normal do dia…ahh…apenas um detalhe, na época eu tinha uma bicicleta ruizinha demais, mesmo assim, ela me levava para essas aventuras.

    2ª Viagem

    A primeira experiência serviu para aprender o caminho e claro repetir a dose outras vezes‚ ainda em 2009 fizemos mais dois passeios nessa rota, eu Luis e Xikaum, resolvemos descer a serra em outubro daquele ano, fomos em um sábado e ao chegar em Bertioga, atravessamos a balsa para chegar na Prainha Branca onde passamos a noite em um camping, no dia seguinte seguimos até São Vicente, para uma visita a mãe do Xikaum depois pegamos o ônibus para voltar pra casa.

    3ª Viagem

    E a terceira vez, levamos um pessoal a mais, com a participação de Luis, Rafael e Dani (noiva do Rafael), Cibele, Xikaum, Lucrecio e mais dois amigos deles que não lembro o nome agora, tivemos alguns contratempos no caminho que acabou atrasando bastante o pedal, e por isso terminamos a descida da serra a noite, chegando em Bertioga, parte do pessoal pegou o ônibus para voltar, eu e a outra metade do pessoal, seguimos para um camping onde passamos a noite e voltamos no dia seguinte.

    4ª Viagem

    A quarta viagem serviu para matar saudades desse caminho, em 2012 eu e o Xikaum, convidamos o pessoal para fazer essa viagem, a princípio o pessoal topou mas depois de algumas desistências da galera, o único que nos acompanhou foi o Fabricio, fizemos um bate-volta, pegando um ônibus para o Jabaquara no mesmo dia…digo, noite, porque tivemos que esperar o ônibus das 20:00, pois todos os outros já estavam lotados.

    Para ajudar quem quer fazer essa rota, posso dizer que o caminho é um misto de estradas de terra e asfalto, em vários trechos as estradas de terra tem cascalho solto, o caminho não é difícil, mas existem várias bifurcações e outras estradinhas que se cruzam o caminho, se você não conhece o caminho é bom checar direitinho o roteiro ou ir com alguém que conheça a região, outra dica é seguir as placas do Caminho do Sal, essas placas vão te levar de Paranapiacaba até Taiçupeba (depois não tem placa). Ao chegar na descida da serra pela Mogi-Bertioga pode ter neblina, isso não é difícil de acontecer, então é legal levar o mínimo de iluminação para essa ocasião, pra quem não conhece a Mogi-Bertioga, no trecho de serra não tem acostamento, apenas algumas áreas de emergência. Acho que é isso, agora é só pedalar e se divertir.

    André Lima
    André Lima

    Publicado em 05/08/2019 10:21

    Realizada em 19/07/2012

    Visualizações

    2401

    André Lima

    André Lima

    São Paulo - SP

    Rox
    1035

    Ciclista, viajante e pai do Theo e da Mariana :) Autor do antigo blog PedalandoBicicletas e sempre planejando a próxima aventura!!! Instagram @andr.slima

    Mapa de Aventuras
    linktr.ee/andre.lima


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Renan Cavichi e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.