Breno 09/11/2019 08:23
    Travessia Alto Palácio - Serra dos Alves

Trilha iniciada na portaria do Alto Palácio, MG-10 entre Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro, finalizando na vila de Serra dos Alves

Trekking Montanhismo Acampamento

Trilha iniciada na portaria do Alto Palácio, na MG-10 entre Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro. Travessia muito bonita, com paisagens e formações geológicas muito diferenciadas, a trilha é bem marcada na maior parte, tem totens e alguns lugares um caminho batido.

Possui alguns pontos de água, recomendado uso de filtro e clorin na época seca pois a maioria era água turva e parada, porém há alguns corregos correntes.

Há 2 campings oficiais do parque, o primeiro há +/- 18km da portaria, chamado casa de táboas, onde há um pequeno abrigo com um fogão de lenha, algumas panelas e talheres e também estrutura de 4 beliches (não arrisquei bivacar pq haviam algumas aranhas, mas teve gente que bivacou), neste dia a caminhada tem bastante subida e descida devido ao travessão, durou cerca de 5h.

O 2º camping está há uns 10 km do anterior, caminhada bem tranquila, e também tem abrigo com estrutura - casa dos currais - onde ficam os brigadistas na época de seca. Além do fogão e utensílios lá tem alguns pés de limão e uma horta que os brigadistas deixaram a gente usar (rendeu um suco natual top e uma janta com couve fresquinha). Na casa também tem um esquema para tomar banho e um banheiro primitivo. Próximo ao camping tem um rio com poço muito bom para nadar.

Há possibilidade de alcançar a cachoeira Braunas, porém me parece que são 7 km, então não esticamos pra lá.

Do segundo camping até a Serra dos Alves o caminho é quase plano por uns 5 km depois só descida por uns 6km, e há 2 casas abandonadas e uma cachoeira muito boa quase no final, desce uns 300 m fora da trilha.

Fizemos a travessia com um amigo que já conhecia bem a trilha, porém com um GPS e experiência em trilha da pra ir tranquilo sem guia, masquei a trilha pelo Wikiloc e deixei anexo aqui no relato.