AventureBoxExplore
Create your account
São João Del Rei x Tiradentes via Trilha do Carteiro | MG

São João Del Rei x Tiradentes via Trilha do Carteiro | MG

Trilha (hiking) realizado na Serra de São José, saindo da cidade de São João Del Rei/MG e finalizando em Tiradentes/MG.

Hiking

São João Del Rei x Tiradentes via Trilha do Carteiro | Serra de São José - MG

Trilha realizada em 26.12.2020.

Tipo de Aventura: hiking realizado em um dia.

Tracklog Gravado: https://www.wikiloc.com/hiking-trails/meia-travessia-da-serra-de-sao-jose-sao-joao-del-rei-x-tiradentes-via-trilha-do-carteiro-62860325

Ponto de início: São João Del Rei/MG – https://goo.gl/maps/XuMiGx5uTqimfjDr5

Ponto Final: Tiradentes/MG – https://goo.gl/maps/hZh3y84Uf4SHwAs49

DICAS:

  • Boa opção de caminhada para aqueles que querem fazer algo na Serra de São José partindo de São João Del Rei;
  • Entre o mirante da Serra de São José, localizado ainda em São João Del Rei, e o encontro com a Trilha do Carteiro existe uma grande zona com trilhas pouco demarcadas ou sem demarcação nenhuma. Tenha as informações e habilidades necessárias para navegar nesse trecho.
  • Já perto da Trilha do Carteiro a mata fica bem fechada e podem ser observados muitos caminhos de animais. Trata-se de um ponto de atenção para não se perder. Eu optei por me manter paralelo ao córrego até que ele se encontrasse com o outro córrego (da Cachoeira do Mangue). Lá, o cruzamento foi mais fácil.
  • Por favor, caminhe de forma consciente, LEVE SEU LIXO COM VOCÊ.
  • Se liga também no relato da Travessia da Serra de São José – Tiradentes x Prados: https://aventurebox.com/bruno-negreiros/travessia-da-serra-de-sao-jose-1-dia-tiradentes-x-prados/report

RELATO

Eu já tive a oportunidade de cruzar a Serra de São José em quatro oportunidades. Todas elas, sempre saindo da cidade histórica de Tiradentes/MG e terminando em Prados/MG. Nessas caminhadas, sempre fiquei me perguntando como seria uma possível entrada para as cristas da Serra pela cidade de São João Del Rei. Esse pensamento não vinha por nada, meu irmão é morador de São João Del Rei, cidade que visito com alguma frequência. Mas ele não mora em qualquer lugar... O bairro onde ele vive (Solar da Serra) é encrustado nas paredes da Serra de São José e marcado pela presença de uma trilha que vai até um belo mirante da região.

Eu já conhecia a trilha até o Mirante (que parece ser uma antiga pedreira abandonada) e também a trilha do Carteiro, boa parte da travessia completa da Serra de São José. Eu só precisava descobrir como conectá-las em uma única rota.

Busquei alguns tracklogs, abri sobre um mapa de satélite e comecei a rastrear algum possível caminho no local. Através do instinto de quem conhece um pouco sobre as feições de campo, da experiência como montanhista e do conhecimento carregado de minha formação ambiental, tracei uma possível rota e carreguei o meu GPS para que tudo desse certo. A imagem a seguir demonstra como foi isso.

Em azul a trilha do Carteiro, em amarelo a trilha traçada vindo do Mirante.

Com o planejamento pronto, saí bem cedo da casa do meu irmão (por volta das 8:00) do dia 26/12/2020, logo após o Natal em família e precisando gastar algumas calorias... Caminhei alguns minutos até a entrada da trilha. Entrei por um caminho repleto de cascalho quebrado, aparentando ser uma área antiga de mineração. Fui subindo por alguns minutos e cruzando com alguns pais que trilhavam com os filhos. Cerca de 15/20 minutos depois eu já estava no topo do mirante.

Ali eu respirei, alinhei novamente minhas visualizações do terreno usando o GPS e o celular e parti por uma trilha aparentemente bem demarcada, seguindo o meu planejamento inicial. Tudo foi dando certo... fui encontrando bons caminhos e boas trilhas rumando no caminho leste. Uma pequena subida e uma pequena descida até um ponto que parecia ser um canal de drenagem intermitente.

A trilha bem demarcada terminava por ali e eu procurava pela esquerda e pela direita um bom caminho para seguir. Eu avistava possíveis riscos de quedas e desisti. Retornei ao canal e vi a possibilidade de ir descendo cuidadosamente pelas pedras escorregadias. Foi assim que fiz até chegar lá em baixo, já numa área de mata um pouco mais fechada e próxima a um córrego que flui no sentido oeste x leste.

Um momento que demandou um pouco de atenção e experiência. A mata ficava mais fechada e o terreno mais íngreme próximo ao córrego. Em contrapartida, muitos caminhos de animais surgiam pela frente, sem dar certeza ao certo de qual seria a melhor rota a ser seguida. Fui confiando nos meus instintos de seguir paralelo ao rio até que o mesmo cruzasse com o outro córrego a frente (o da Cachoeira do Mangue). Fui varando um pouco de mato e tomando cuidado para que não houvesse nenhum acidente, já que estava sozinho nessa aventura.

Na confiança e na raça fui seguindo até que, ufa, depois de uns bons 20 minutos buscando passagens e saídas, eu encontrei um bom ponto para cruzar o córrego ao sul por um caminho muito bem pisado e uma trilha demarcada. Ufa, eu sabia que teria que andar somente uns 5 minutos até chegar na trilha do Carteiro. Problema resolvido, agora era curtir tranquilamente o resto da caminhada.

Achei a trilha.

Agora a trilha era boa... passei pelo cruzamento e já tratei de subir o paredão à direita para atingir a crista. Alguns bons minutos e cheguei lá em cima. De lá, eu não tinha mais pressa e queria relaxar e curtir aquele momento sozinho. Parei, sentei em um bom mirante com vista para Tiradentes e relaxei... Não sei explicar bem a sensação que sentia. Foi uma exploração simples e fácil, mas não deixava de dar aquele sentimento Indiana Jones de felicidade.

Levantei, rumei para leste andando e curtindo aquele visual de cristas no horizonte característico da Serra de São José. Pausa para foto, para relaxar e sorrir. Pooooow, era quase fim de 2020 e o ano tinha sido muito difícil por motivos óbvios, eu merecia essa pequena conquista física e psicológica. Ao mesmo tempo, levava comigo aquela boa esperança de um 2021 diferente.

Acaba 2020.

Agora na direção nordeste, fui seguindo pelas cristas até a descida para o colo que marca a saída/entrada da trilha do Carteiro. Parei um cadinho, virei à direita e comecei a descer. Outro bom ponto de mapeamento, já que nunca havia decido por aquele caminho. Era perto das 10:00 e, com cerca de mais 30 minutos de caminhada (se me lembro bem) eu já estava no fim da trilha... Mais uns bons 30 minutos andando pela cidade de Tiradentes até o Centro histórico, onde me dei o presente de comer um sorvete bem gelado (tava calor) e esperar o super resgate vir me pegar (meu irmão...hahahaa).

Travessia concluída. Bons sentimentos e boa conquista com uso de habilidades adormecidas por conta da pandemia. Uma boa caminhada de aproximadamente 10km pela sempre linda Serra de São José.

Cuide da natureza.

CONCLUSÕES

Mesmo que de forma rápida e simples, foi muito bom explorar os conhecimentos de planejamento e navegação acumulados nos últimos anos na montagem parcial do roteiro desconhecido dessa caminhada. Isso me dá confiança para desafios maiores no futuro.

Bom também mapear esse caminho para ser repetido em outras oportunidades. Como a entrada da trilha é bem próxima da casa do meu irmão, as visitas à São João Del Rei daqui pra frente sempre serão carregadas de uma vontade de repetir essa rota, mesmo que de forma parcial. E por que não uma ida e volta? Cenas para os próximos episódios...

Fora isso, já estamos em agosto, mas essa trilha foi realizada logo após ao Natal de 2020. Ou seja, com oito meses de atraso, muitas boas energias a todos e suas respectivas famílias. Que essa pandemia passe logo e a gente possa respirar novamente! Fica também uma boa mensagem de fim de ano da equipe do Gear Tips (gravado nessa trilha). Grande abraço e até o próximo relato.

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros

Published on 08/23/2021 11:29

Performed on 12/26/2020

Views

110

Bruno Negreiros

Bruno Negreiros

Rio de Janeiro

Rox
3153

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Adventures Map
www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag

9 Posts

See More

5103 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Fabio Fliess, Renan Cavichi and 156 others support the Together page.