AventureBoxExplore
Create your account
Barra Velha x Porto Belo | Projeto Giramérica

Barra Velha x Porto Belo | Projeto Giramérica

Segunda etapa do pedal de 13.000 km pela América do Sul, neste trecho um pouco da minha passagem pelo lindo litoral de Santa Catarina.

Bike Trip Long Distance

Depois de um dia de chuva e descanso, saí de Barra Velha com muito sol e um céu azul daqueles. Segui pela estrada tranquila, passei em frente ao parque do Beto Carrero e logo estava embarcando no ferry boat em Navegantes, rumo a Itajaí. Desci às 15h e iria encontrar meu contato, o Gustavo, de uma emissora de tv local às 18h.

Pela primeira vez na viagem fiquei um pouco perdida. Não tinha pra onde ir, sem conhecer ninguém na cidade e sem saber se teria um lugar seguro pra passar a noite. Fui pedalando pela beira-mar e resolvi parar no Mercado Público, onde rolava uma música ao vivo e tinha alguns bares e cafeterias para matar o tempo. Sentei no Café Democrático, pedi uma soda italiana, fiquei treinando umas fotos, acessei a internet e matei o tempo.

Cerca de 1h depois chega um grupo de pessoas, olhando pra bike e procurando pelo dono de toda aquela tralha, eu. Um deles veio conversar comigo, o Guilherme. Batemos um papo e ele ainda me apresentou o site dos Fazedores de Chuva ("Qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."), depois perguntou se eu já tinha onde ficar na cidade. Contei a história do meu contato e que iria pra tv mais tarde, contar sobre a viagem num programa esportivo. Ele prontamente disse que tinha um lugar pra eu ficar e alguns minutos depois voltou dizendo que estava tudo certo, era só ir pro Hotel Marambaia Cabeçudas.

Não pensei duas vezes, subi na bike e fui pedalando igual uma doida pro hotel. No caminho ainda encontrei com um ciclista, o Marcelo, que fez companhia e a "escolta" até lá. Ao chegar nem pude acreditar, um quarto com um visual incrível, de frente pro mar, com o sol se pondo ali na "minha" sacada. Sentei na cama, agradeci baixinho, mas com toda força, a todos os anjos do céu, que tem cruzado meu caminho aqui na terra e me emocionei mais uma vez.

Mais tarde fui à TVBE, num programa de esportes, ao vivo, falar sobre a viagem e suas descobertas. Hora do merecido descanso, depois de um dia intenso.

No dia seguinte, depois de um super café da manhã no hotel, era hora de colocar os pneus na estrada novamente. Presenteada com mais um dia de sol segui meu caminho confortavelmente até chegar na Serra do Encanto, localizada entre Balneário Camboriú e Itapema, também é conhecida pelos locais como Morro do Boi. Alguns quilômetros morro acima com uma inclinação fortíssima. Descia da bike, empurrava, tentava pedalar em alguns trechos e suava, suava, suava. Mas como tudo que sobe, uma hora desce, logo cheguei a Porto Belo, uma cidade linda e fui recebida pela Adriana, irmã de um cicloviajante que me indicou a sua casa para um pouso. Mais uma amiga terceirizada!

A Adriana é uma simpatia de pessoa, de alma viajante, já foi a vários lugares que pretendo passar durante essa viagem. Deu dicas de onde ficar, o que comer de diferente e gostoso, lugares pra conhecer e me mostrou fotos incríveis de uma viagem de 40 dias que ela fez pela América do Sul. Além de me levar pra conhecer as maravilhas de Bombinhas! O litoral de SC é realmente abençoado por Deus e bonito por natureza. As praias são um encanto e demos sorte com um dia de sol muito especial.

O melhor presente que eu recebi depois de ir embora foi uma mensagem da Adriana dizendo "Tua passagem me renovou a vontade de aventura, além da conta. Obrigada por ter dividido..."

Acredito que esse é o espírito da viagem, que eu possa não só conhecer cada vez mais pessoas e lugares incríveis, mas que possa também partilhar um pouco de mim, deixando por onde passo um pouquinho que seja de alegria de vida, de espírito sonhador e dessa inquietude que habita em mim!

Carol Emboava
Carol Emboava

Published on 08/16/2015 18:24

Performed from 08/11/2013 to 08/12/2013

Views

6460

6
Priscila
Priscila 08/17/2015 12:01

Aeeee Carol... muito legal... acompanhei o começo da viagem mas realmente ficou bem mais organizado aqui rsrsrs várias coisas que não tinha visto pelo facebook! Já tem previsão de quando sai de Santiago?

Keila Beckman
Keila Beckman 08/17/2015 12:45

Demaaaaaaais Carol. =D

Vanildo Franco
Vanildo Franco 09/16/2015 08:42

Oi Carol que massa fazer contato contigo antes de mais nada quero te dizer que sou seu fã acompanho todas as suas publicações, e sou encantado com o seu projeto de viajem, estou nos preparativos finais da minha primeira longa viajem pelo américa do sul, pois é marquei o ítem tracklog mas ainda estou amarrado para usar ele não consegui publicar, é tanto que vendo agora seu comentário retirei o ítem rsrsrs, mas olha é um grande prazer fazer contato contigo, te admiro demaisss grande abraço, depois vou querer umas dicas suas.

Elair Clement
Elair Clement 11/10/2015 03:01

É minha inspiradora, aliás uma das melhores inspirações que pude ter até agora, outras grandes pessoas que inspiram minhas viagens é Antonio Olinto e Amir Klink .

Daniela
Daniela 11/14/2015 15:32

Nossa, muito Xow! tenho 35 anos e quero fazer uma cicloviagem em familia, estamos nos preparando, pesquisando muito e procurando roteiros mais rurais, porque tenho duas filhas de onze e quinze anos, não gostaria de pegar rodovias com elas.

Lula Ribeiro & Lucineth
Lula Ribeiro & Lucineth 08/02/2017 17:44

show ai é fera